Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de março de 2012

Delírios da Madeira Nova

O REI DEU EXEMPLO DE JORNALISMO PROFISSIONAL E NINGUÉM APRENDE!
OU: QUE CARAÇAS DE ISENÇÃO, BISPO D. ANTÓNIO!


Sua excelência o fantasma do rei, vagamente conhecido por chefe do governo regional, voltou a criticar a classe dos jornalistas. Fê-lo numa das poucas ocasiões em que saiu do 'centro de dia' instalado na Quinta das Angústias para viajar numa excursão ao Pico do Areeiro, provavelmente organizada pela junta de freguesia de São Pedro.
Ao atacar lá nas alturas os capitalistas disfarçados de ecologistas - palavras suas -, evidentemente que o caso sobrou para a comunicação social. Nesta base: não têm perdão os que fazem eco das asneiras que dizem os tais ambientalistas, "uns parvinhos que Nosso Senhor nos deu como penitência". E por que lhes dão voz os jornalistas? Porque, diz o fantasma do rei, a comunicação social "é pouco profissional e pouco preparada".

Ora, existem bons e maus profissionais em todos os ramos de actividade. Como há profissionais bem preparados e os há mal preparados. La Palisse. No caso do cavalheiro em questão, "jornalismo profissional e bem preparado" é aquele que funciona como arma político-partidária dele, do dito cavalheiro das Angústias.
Jornalismo sério foi quando ele recebeu a direcção do 'Jornal da Madeira' das mãos do bispo Santana, durante o PREC dos anos 70 do século passado. O prelado que em má hora veio parar à diocese sediada nas Quatro Fontes, já que resolveu catapultar o sujeito que viria a resultar naquilo que temos ainda hoje nesta desgraçada terra. Foi ele quem incumbiu o futuro 'sua excelência' de "fazer política" no dito jornal, porque para falar de terços e santinhos, dizia tal bispo, havia o 'Sino de Santa Maria Maior'. Fazer política, entenda-se: propagandear a reacção como o sr. Jardim já fazia na fascista 'Voz da Madeira', com ódio anti-socialista e anti-comunista, favorável sim à onda separatista reaccionária então em germinação nas ilhas.
Aquilo, sim, era jornalismo "profissional e bem preparado". Isto é, um jornalismo sério, equidistante dos vários poderes regionais, desde o religioso ao partidário e ao económico! Basta dizer que o dito-cujo futuro monarca era chefe do PPD/PSD-M e director do 'Jornal da Madeira'... simultaneamente!
A juventude actual pode assim calcular o jornalismo "profissional e bem preparado" que o então candidato a rei da Madeira não fazia no tratamento democrático e jornalístico aos outros partidos.

'Rei das Angústias' com razões para estar magoado...

Passaram-se 30 anos e a verdade é que sua excelência tem razões para se sentir magoado com a comunicação social. Porque o homem continuou pelos anos fora tentando passar a lição que legara ao futuro como o jornalista "profissional e bem preparado" que se revelara naquele período, aliás negro, da vida madeirense. E em vão. Tempo perdido na altura em que usava uma folha sem credibilidade jornalística para difundir o laranjal e incentivar a FLAMA das bombas ao incremento do terrorismo, através das pistas que deixava nas suas delirantes 'tribunas livres', ao tempo uma nauseante catarse escatológica imposta diariamente à populaça.
Bem tem tratado de passar os seus conhecimentos sobre jornalismo isento, mas debalde, como se sabe. Bem dá o exemplo ainda hoje, garantindo o 'pluralismo' num cenário de comunicação social hostil ao PSD-M, fazendo-o por via da manutenção do JM, mas à custa de todos os contribuintes e não do dito PSD-M. Então, aquilo é jornalismo "profissional e bem preparado" em catadupa, a rodos, com o clímax nos artigos do rei que o dito jornal transcreve do partidário 'Madeira Livre', ainda por cima "com a devida vénia". Nós pagamos o jornal e ainda fazemos a "devida vénia" para divulgar aquelas dejecções mentais. Isenção jornalística é aquilo, desde a primeira à última página, um autêntico album fotográfico da papada polvilhado com caracteres mercenários de hosanas ao regime.

Mentir já não dá inferno?

Credibilidade é aquilo: um jornal com preço na capa e distribuído gratuitamente! Então, bispo D. António! Mentir assim diariamente não é pecado? Isso já não dá inferno, chiça? O amigo bispo consegue dormir descansado nas instalações episcopais das Quatro Fontes com este peso na consciência? Que caraças! Por causa disso, o senhor arrisca-se a passar uma temporada de férias aquecidas no purgatório, antes de São Pedro lhe abrir as portas do paraíso onde, em dia que desejo distante, completará um trio de luxo com Santana e Teodoro!
 Em conclusão, jornalismo "profissional e bem preparado" é o que trata mal os conterrâneos, chama os nomes mais ordinários a quem 'não passa cartão' ao ditador; jornalismo sério é o que mente descaradamente, faz concorrência desleal na praça dos media, fala apenas de um partido e para incensar o seu chefe, reza numas páginas muita fé e caridade e noutras evidencia a necessidade de apedrejar jornalistas "pouco profissionais e pouco preparados".
Curiosamente, a história repete-se: o 'rei das Angústias' voltou a acumular, além de dois vencimentos, as funções de director do JM e de líder do PPD/PSD, acrescidas da chefia do governo regional. Chefia fictícia, porque agora mandam Passos Coelho, Gaspar e os estrangeiros da troika - ao que isto chegou!
E viva o jornalismo "profissional e bem preparado"!


Sem comentários: