Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de março de 2012

Notícias do Apolo

...PARA QUEM NÃO GOSTA DE INTRIGAS

* Congresso laranja, viagens e Albuquerque - O laranjal jardinista prepara malas para viajar a Lisboa no próximo fim-de-semana, a pretexto da ocorrência de um congresso destinado a consagrar a liderança de Passos Coelho no PSD e suas políticas unhas-de-fome no governo da coligação.
Na baixa dos cafés, um dos capangas da social-democracia confessava: "Bem, aquilo vamos lá pôr o nome, ouvir a moção do nosso chefe... e depois ir dar uma volta. Já tenho saudades daquilo por lá."
Ou seja, não contam gastar muita sola percorrendo a vasta superfície do Pavilhão Atlântico, para cá e para lá.
"Não esperam pela intervenção do Miguel Albuquerque?"
"Ah nada... - o homem suspende a frase, reflecte e corrige o tom - Ah, sim, se ele me disser para ficar a ouvir, então não fico!? Somos amigos."
Novas aragens...


Nem de propósito, encontrámos esta manhã o popular operacional
do PSD "Bragança", que no entanto nem permitiu
uma aproximação quando tentávamos recolher a sua opinião sobre
o candente tema congresso laranja. Desceu a Av. Zarco e meteu-se na Junta Geral num tempo recorde.


* Horário das missas - Chega à esplanada um empreiteiro com o JM debaixo do braço. "Este vai ler aquilo para saber do horário das missas", ataca um consumidor de café. Outro complementa a ideia:
"Acho que esse jornal deve passar a trazer é o horário... do fim das missas. Assim, o chefe que anda a explicar os calotes da Madeira aos fiéis deixava de chegar atrasado aos adros, como tem acontecido, por não adivinhar que tempo vai durar a cerimónia..."

* Que Dia do Pai! - Raio de conversa a despropósito, um frequentador antigo da mesma mesa... Na troca de parabéns pelo Dia do Pai, o indivíduo a barafustar: "Que dia para receber uma novidade destas!"
Que novidade? - perguntaram todos com os olhos.
"A pequena quer sair no cortejo da flor, eu claro que lhe disse que sim... e agora chega-me a casa ela com a informação de que é preciso pagar 80 euros lá na trupe!"
 Quê, 80 euros?
"Sim, mas diz ela que depois fica com o vestidinho..."
Uns comentários pouco simpáticos trocados entre os convivas. Um deles: "Não te ponhas assim, a pequena vai ter a honra de desfilar e ser vista por aquele dacolá de cima das Angústias e pelo ministro da república, ou representante, ou lá o que é..."
"Afinal, até sai barato!", goza um dos presentes, a fugir pela Sé acima para não ouvir a resposta do pai irritado.

* Ambientalista apoia "abençoada crise" - Um reputado ambientalista desta terra deixou pasmados os fregueses a uma das mesas da esplanada povoada por muitos turistas dos navios atracados à Pontinha. Falava-se ainda na pouca vergonha de o "rei das Angústias" ter aplicado a expressão "bendita dívida" para justificar a falência das ilhotas. Alguém recordou também a sentença "abençoada crise" usada para o mesmo fim pelo secretário Ventura Garcês, a semana passada na discussão orçamental. Toda a gente no café indignada... e então destaca-se a fleuma do ambientalista, considerando entre dentes concordar plenamente com as expressões de ambos os membros do governo troglodita. O que o homem foi fazer! De herói popular a vira-casacas foi uma fracção de segundo.
Até que o homem se explica, quando o barulho permite: "Bendita dívida e abençoada crise que não admitem mais dinheiro nas mãos daquela gente. Assim, a paisagem verde que resta vai aguentar mais uns tempos... até haver mais dinheiro para novos monstros de cimento!"
Fui até ao aterro, ver os pescadores em acção. 

Sem comentários: