Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de março de 2012

Política das Angústias / EXTRA

Fim de um tabu com 20 anos


MANUEL ANTÓNIO SUCESSOR DE JARDIM
E COM A BÊNÇÃO DE CAVACO SILVA


Já sem grandes preocupações de sigilo, o chefe Jardim deixou escapar: a sua escolha definitiva bafeja integralmente Manuel António Correia.


O presidente do governo e do PSD-Madeira garante que apostará decididamente no actual secretário do Ambiente, Manuel António Correia, quando se der a corrida à sua sucessão. As conjecturas que apontavam João Cunha e Silva como delfim preferido de Jardim caem assim por terra, já que, quanto a Miguel Albuquerque, já se sabia que só enfrentando o sistema partidário interno poderá lá chegar.
Alberto João Jardim já o disse: a sua aposta vai para Manuel António por considerá-lo mais dotado politicamente e com um grau superior de combatividade em cotejo com a concorrência entre os pretendentes social-democratas - conforme já dito aqui no blogue com base em fontes idóneas.
Mas agora é em definitivo: ultrapassou-se a velha troika dos delfins Cunha e Silva e dois Miguéis (Sousa e Albuquerque). Jardim já deixou escapar algures que o próprio Cavaco Silva tem boa impressão de Manuel António, disso mesmo dando conta em recente conversa com o líder do PSD madeirense. Foi o Presidente da República e ex-chefe laranja nacional quem puxou Manuel António Correia à conversa, para emitir opinião ao correligionário Jardim.
Não conseguimos apurar por que caminhos o agora delfim talhado para a sucessão foi levado ao conhecimento de Cavaco. Nem Jardim o explicou. Mas elementos próximos do presidente do PSD-M aventam o nome do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que dispõe de acesso fácil a Belém e um dia, no seu programa dos domingos, na televisão, lançou o nome do ainda jovem político natural dos Canhas, Manuel António Correia.
Ao contrário do que já prenunciámos aqui, portanto, João Cunha e Silva não é o preferido nas intenções do chefe, pelo que Manuel António está completamente "dentro" do combate e contará com apoio de Jardim se lhe aparecer opositor, o que deverá acontecer na pessoa de Miguel Albuquerque.
Desfeito o tabu de 20 anos quanto ao sucessor de Jardim à frente do PSD-M, não se pode considerar, porém, que o resultado final seja muito mais do que uma semi-surpresa.

Candidatura nas mãos de Sérgio

Quanto ao anúncio da candidatura de Sérgio Marques à Câmara do Funchal pelo PSD, confirma-se na plenitude a notícia do Diário. A escolha do ex-eurodeputado faz parte do mesmo pacote em que se enquadra também a aposta em Manuel António ao nível do polémico processo da sucessão.
Jardim desmentiu ontem as novidades sobre as autárquicas. E pode ainda não ter dirigido convite formal a Sérgio Marques. Mas não pode negar, se quiser ser verdadeiro, uma frase que pronunciou:
- O Sérgio só não será candidato no Funchal se não quiser.

Sem comentários: