Powered By Blogger

terça-feira, 17 de abril de 2012

Cultura, Culturas

FLORES DE CÁ E DE LÁ

Trabalhos do Dr. Raimundo na RTP

Cila da Madeira


"Em 1998 a RTP Madeira exibiu uma série de programas da minha autoria, intitulada FLORES DE CÁ E DE LÁ. Ao todo foram apresentadas 126 plantas dos quatro cantos da Terra, que produzem flores nos jardins e nos espaços naturais da Madeira.
Apesar das alterações ocorridas nestes catorze anos na classificação de algumas espécies e da evolução dos conhecimentos nos domínios da botânica e da fitogeografia, decidi colocar “on line” os 5 documentários, com uma duração aproximada de 30 minutos cada, a partir de amanhã (18 de abril) e até domingo (22 de abril).
A divulgação da série FLORES DE CÁ E DE LÁ na semana em que a Madeira celebra a FESTA DA FLOR, é o meu contributo para o conhecimento dum segmento do património natural, que reputo de estratégico para o futuro desta região autónoma.
1 - No primeiro programa são apresentadas 30 flores endémicas da Madeira. Flores de plantas que apenas existem espontaneamente na Madeira e que eram desconhecidas dos primeiros povoadores. A seleção engloba plantas dos ambientes quentes e secos da beira-mar, das zonas húmidas da floresta Laurissilva e dos altos cumes da cordilheira central. Algumas espécies são verdadeiras raridades botânicas, que suscitam o interesse de botânicos de todo o mundo.
2 - No segundo documentário podem ser apreciadas 22 plantas que já existiam na Madeira quando Zarco cá chegou mas que não são exclusivas da Madeira. São espécies macaronésicas (comuns a Canárias, Açores e /ou a Cabo Verde). Também há uma referência ao funcho, planta comum no sul da Europa e que esteve na origem do nome Funchal, devido à sua abundância e porque já era conhecida dos navegadores que fundearam na maior baía da ilha.
3 - O terceiro documentário dá a conhecer 24 flores de plantas herbáceas, arbustos e árvores naturais do continente africano, que se aclimataram muito bem na Madeira.
4 - As plantas vindas da América são as vedetas do quarto documentário. Vinte e cinco flores do norte, centro e sul do continente americano perfeitamente adaptadas aos microclimas da Ilha da Madeira.
5 - No quinto programa são exibidas 25 plantas da Ásia Oriental, Austrália e Nova Zelândia. Uma oportunidade para conhecer espécies de regiões banhadas pelos oceanos Índico e Pacífico, que florescem nos jardins e quintas da Madeira.
Porque uma série de televisão é o resultado do trabalho duma equipa, aqui fica o registo dos elementos que tornaram possível a produção de FLORES DE CÁ E DE LÁ:
- Autoria e Realização: Raimundo Quintal
- Câmara: Paulo Duarte Costa
- Assistente de operações: Vítor Silva
- Montagem e pós-produção vídeo: Fernando Patrício
- Montagem do som: Godeberto Sousa
- Grafismo e efeitos especiais: Virgilio Silva
- Música original: Paulo Ferraz
- Assistente de produção: Sandra Correia
- Produtor: Ramos Teixeira

         Saudações ecológicas,
         Raimundo Quintal"    

Esparmânia, arbusto originário da África do Sul.

Sem comentários: