Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Madeira ao Vivo






DIRIGENTES HISTÓRICOS DEIXAM USAM


Diamantino Alturas e Leonel Nunes decidem dar lugar aos novos


Diamantino Alturas sai da União
depois de ter chefiado lutas
memoráveis à frente do Sindicato
da Construção Civil.


O congresso deste fim-de-semana da União dos Sindicatos da Madeira decorrerá sob o signo da renovação de quadros: nenhum dos históricos do activismo sindical dos anos 70 continuará na direcção da USAM, o que significa as saídas de Leonel Nunes, Diamantino Alturas e Assunção Bacanhim. Guida Vieira, durante décadas o rosto carismático do Sindicato das Bordadeiras e membro da União, já saiu no congresso anterior.

Os responsáveis pela USAM apresentam na tarde desta quinta-feira os dados relativos ao X Congresso, numa conferência de imprensa às 17 horas no Sindicato da Hotelaria. O tema para os debates já é conhecido:  'Contra a Precariedade - dignificar quem trabalha, garantir o futuro'.
Esta reunião magna de dirigentes sindicais esteve para ocorrer a 8 de Março, mas sofreu adiamento motivado pelas muitas iniciativas de trabalhadores agendadas para essa altura.


Leonel abandona todas as actividades

O carismátido dirigente da USAM e do Sindicato da Hotelaria não abandona apenas a direcção da União. Tendo perdido o lugar no parlamento regional nas eleições legislativas anteriores, já que o PCP só conseguiu um assento, o ex-deputado resolver abdicar de todos os postos para que foi eleito nos planos sindical e partidário.
Leonel Nunes deixa agora o seu lugar na USAM depois de ter feito o mesmo na CGTP, no último congresso. Lá para finais deste ano, será a vez de abandonar outro órgão nacional, o Comité Central do Partido Comunista.
Trata-se de uma irreversível decisão de fundo. Pelo que o histórico político, de grande actividade logo depois do 25 de Abril até aos dias de hoje, em curto espaço de tempo sai do parlamento, da USAM, da CGTP e do Comité Central do PCP. A título simbólico, continuará na presidência da assembleia geral da Hotelaria. 


Leonel Nunes (à esquerda, de casaco branco) é um histórico do Sindicato da Hotelaria. Na imagem, Rui Nepomuceno e Edgar Silva, dirigentes do PCP.

Há muita desilusão entre políticos que ofereceram a carreira à defesa do povo, pelo lado mais difícil e não em ordem a conseguir sinecuras no conforto das maiorias. Mas o eleitorado tem decidido, eleições após eleições, afastar valores reconhecidos da política regional.

Pois começam a surgir os resultados que este povo merece, comentamos nós.

Quanto a Assunção Bacanhim, deixa registado um excelente trabalho sindical na vanguarda das lutas pelos direitos da mulher madeirense.

Tanto quanto ouvimos, o próximo cooredenador da USAM será o sindicalista Ramos, do sector da vigilância e portaria. O actual coordenador é Álvaro Silva.

Sem comentários: