Powered By Blogger

terça-feira, 29 de maio de 2012

Politicando


FURACÃO 'EL NIÑO DA JOTA' AMAINOU


Demissão de José Pedro Pereira é normal e devia servir de lebre ao caso das Angústias

As explicações da tarde desta terça, em conferência de imprensa, precisam de aprofundamento.


Continuam por se perceber os reais motivos que levaram José Pedro Pereira, conhecido furacão 'El Niño da Jota', a  demitir-se da liderança da JSD-Madeira. As explicações fornecidas pelo próprio na tarde desta terça-feira, em conferência de imprensa, pouco adiantaram.
Obviamente que a reunião da comissão política dos laranjinhas, pouco antes, correu mal para ele. Os companheiros naquele órgão manifestaram-se com clareza: ou ele saía ou a debandada continuaria, depois do secretário-geral adjunto Carlos Candelária ter dado o exemplo. O mistério reside na posição do líder sénior, chefe Jardim. Depois de tantas juras de mútuo apoio eterno, grande líder deixa cair o jovem político? Assim, sem mais aquelas?

Enovelam-se conjecturas sobre os atentados terroristas...

Tem razão José Pedro Pereira quando diz querer clarificar a sua situação em termos de processos judiciais. Mas tudo poderia explicar-se mesmo sem o rapaz deixar a liderança da JSD. Que diabo estará por detrás de tudo isto, na realidade?
É que começam a formar-se conjecturas. O recente regresso à prisão de um condenado que se encontrava em situação de liberdade condicional começa a ser relacionado com este caso. Nesta base: esse detido estaria envolvido nos atentados a viaturas de familiares de dirigentes da Nova Democracia. Vaga terrorista a que a opinião pública ligou elementos próximos ou íntimos do PSD-Madeira. Uma vez de regresso às grades, esse condenado teria feito constar a sua vontade de 'falar'.
E onde é que José Pedro Pereira entra nisto? Entra no que a imaginação popular propicia em casos do género. Por essa e pelas demais especulações, precisa-se de esclarecimentos cabais.

Tudo para dizermos da conveniência do jovem Pedro Pereira em explicar-se com argumentos claros e inequívocos, de forma a conseguir demarcar-se da avalancha de teorias que já se formam no firmamento político-partidário-social da Madeira.

Em coerência, deve sair do parlamento

Outra vertente do problema está na determinação do jovem quanto a continuar com assento parlamentar. Se acaba de mostrar poder de decisão ao demitir-se de líder da Jota, depois de tanto 'estardalhaço' em acções políticas, noites de vendaval zaragateiro e lutas deselegantes contra a Oposição, pois cabia muito bem no momento actual um laivo de coerência pessoal. Pedro Pereira entrou no parlamento pela lista PSD, em número 8, pelos seus 'feitos' na JSD, que agradaram ao chefe Jardim. Se deixa de ser líder agora, então devia sair da Assembleia. Em coerência.
Até porque, com o currículo dos últimos tempos, não terá vida fácil se continuar na bancada. Evidentemente.

Não acaba de dizer que tenciona voltar um dia, possivelmente para ser presidente do governo? Se o diz com sinceridade, tem de abdicar das mordomias num momento negativo para a sua carreira.
Pois. É política.

A causa próxima da demissão foi o comentário "ai burrito" dirigido ao seu ex-homólogo da JS-Madeira?! Ora, o seu chefe máximo não o deixaria cair por aí abaixo.
Um milhão de vezes pior do que essa carta de Pedro Pereira é o que ele, grande chefe, costuma dizer dos adversários, dos jornalistas e até de colegas de partido.

A demissão do rapaz da Jota devia inspirar o homem das Angústias para uma atitude idêntica. Que, ainda assim, já virá com muitos anos de atraso.

3 comentários:

jorge figueira disse...

O homem mantém-se como deputado, a fazer-se fé naquilo que escreve o JM on line.É, também, de registar o comunicado da deputada do PND, Rubina Sequeira, que coloca, com sarcasmo,a demissão do rapaz. Quanto ao resto reservo-me para quando abrir um pouco mais a muita informação que parece ter em "armazém"...

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Palavras para quê

É o jardinismo, puro e duro, no seu melhor...

Luís Calisto disse...

Como digo, isto é um mundo de especulações... Há que separar o trigo dos devaneios.