Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cultura, Culturas




A ÚNICA ROSA DA MADEIRA




Rosa mandonii



A rosa é uma das flores mais antigas apreciadas pelo homem e continua a ser uma das mais populares. Nabucodonosor, um dos primeiros reis da Babilónia, usava as rosas para ornamentar o seu palácio. Na Pérsia, onde eram cultivadas pelo seu perfume, utilizavam as pétalas para encher o colchão do sultão. Os romanos adoravam as rosas e estas até motivaram terríveis excessos no Império Romano. Os camponeses eram obrigados a plantar rosas em detrimento dos alimentos para satisfazer as exigências dos nobres. Os imperadores enchiam as banheiras e fontes com água de rosas e sentavam-se em tapetes de pétalas de rosas nos banquetes e orgias.

As primeiras rosas apareceram há cerca de 35 milhões de anos, quase 30 milhões antes da ilha da Madeira ter emergido no Atlântico. Esta idade foi comprovada pela descoberta, em 1937, duma rosa fossilizada da espécie Rosa multiflora, que continua a viver nos terrenos arenosos do litoral do Japão, Coreia e China.

Na Natureza estão classificadas cerca de 150 espécies de roseiras, entre as quais a madeirense Rosa mandonii. Todas naturais do hemisfério Norte, mas de habitats tão variados como a Ásia, a Europa, o Norte de África e a América do Norte.
Estas são as Roseiras Silvestres, das quais descendem, por mutação ou hibridação, as mais de 30.000 variedades cultivadas em todo o Mundo.
Os produtores de roseiras classificam-nas em dois grandes grupos:
-  Roseiras Antigas – variedades obtidas até 1867;
- Roseiras Modernas – variedades criadas desde 1867, ano em que o francês Jean-Baptiste Guillot criou a primeira roseira híbrida de chá. O roseirista de Lyon batizou o seu cultivar com o nome emblemático “La France”.

Hoje o que vos quero mostrar não são as roseiras criadas pelos viveiristas, que povoam os grandes roseirais ou que enchem de cor e perfume os pequenos quintais. Tenho sim o maior prazer em vos apresentar a Rosa mandonii, a única roseira endémica da ilha da Madeira.
É um arbusto trepador que vive na Laurissilva e na formação vegetal de altitude. No fim da Primavera e no princípio do Verão produz imensas flores singelas, com 5 pétalas brancas.

No Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha algumas destas roseiras estão carregadinhas de flores. No próximo sábado lá estaremos a cuidar das pequenas plantas e a saciar o espírito com as flores da Rosa mandonii e de outras espécies endémicas.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal



Sem comentários: