Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Delícias da Madeira Nova



PROPAGANDA ANÓNIMA PRÓ-JARDIM FAZ 'REPORTAGEM' NO JM E AINDA DÁ MANCHETE!




Um 'caderno' que fala da Zona Franca, da Lei de Meios e, claro, das patifarias de Lisboa contra a Madeira...


Uma separata com artigos não assinados e identificada editorialmente como 'Reportagem', sob fictícia paternidade 'Jornal da Madeira', integra a edição desta sexta-feira do órgão governo-diocese.

O conteúdo consta de uma descarada propaganda tentando transformar em obras a indesmentível inactividade executiva.
Em lugar de apresentar, como até certa altura, os montantes em milhões das 'obras inauguradas', o suplemento repete o que Jardim já afirmou: os madeirenses têm 'beneficiado' de uma inauguração de 3 em 3 dias.
Simplesmente, os volumes de dinheiro dessas obras não passam do necessário para arranjos de veredas, e é quando os mestres não vêem a conta pregada no tecto. Quanto à maioria das inaugurações, são obras de particulares, minúsculas, sem estatuto para inauguração oficial, mas que o chefe das Angústias não pode perder.

O artigo de fundo da 'separata', porém, volta-se contra o governo de Lisboa, que, ali se diz, "não cumpre com a Lei de Meios". Um ataque, pois, ao PSD nacional de Passos Coelho (no governo com o PP) e não ao PS de Sócrates, como até há pouco.

O mais assombroso desta utilização de um jornal que, entre inúmeras anormalidades, concorre ilegitimamente com outros no mercado, é que o tema principal da propaganda não assinada do governo - apresentada, repetimos, como pretensa reportagem do JM - faz a manchete normal da 1.ª página desta edição de sexta!!!

É pena o sr. representante da República não poder comentar este aspecto da edição em causa do JM, como Ireneu alega sempre que o assunto pode incomodar o seu colega da brigada do reumático Jardim!
Mas lá por isso talvez possa comentar o conteúdo da separata, porque é só escolher linha a linha para reforçar os auto-elogios que os 'governantes-jornalistas' fazem a si próprios.

Não haverá ninguém no JM capaz de arriscar o lugar em nome da decência, sensibilizando o chefe do governo e da Igreja, 'doutor' Jardim, para as gritantes inconveniências que comete no desgraçado órgão, cada vez mais despudoradamente?

Não se sabe por quem, mas a identificação do estilo cai na 'Reportagem'.


Os artigos não são assinados e causa impressão a coincidência do que ali se diz com as imbecilidades que o chefe costuma bojardar para enganar a populaça.



Os dados estatísticos 'made in Madeira' ajudam à tarefa.


O 'destacável' surge com uma única paternidade ao alto das páginas.


Perante o descaramento criminoso da propaganda oficial, a mensagem de capa do suplemento ainda dá... manchete para o jornal do dia! Será que já vimos 'melhor' no Madeira Livre?


Sem comentários: