Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Politicando




JARDIM É QUE AMEAÇA 'QUEIMAR' ADVERSÁRIOS NO PPD 



O laranjal agita-se e agora é o grande chefe, que tanto perseguiu, a queixar-se de perseguição. Isto está tudo doido! Albuquerque inverte o sentido da denúncia.



  p_miguel_albuquerque


A equipa da pré-candidatura de Miguel Albuquerque à liderança do PPD acusa o chefe do partido e do governo de atribuir aos outros as perseguições que ele próprio faz para desincentivar os apoiantes do presidente da Câmara.
Uma fonte da linha laranja municipal acaba de nos garantir que emissários do grande chefe andam a contactar alguns militantes que participaram no jantar da 'Parreira' perguntando "quem é que lhes garante o emprego". Dessa forma estão a lançar avisos aos que trabalham para o governo e aparecem nas iniciativas pró-Albuquerque, segundo a nossa fonte.
"Que poderes temos para queimar quem quer que seja?", interroga o mesmo miguelista, garantindo que da pré-candidatura 'ninguém aborda ninguém' para pressionar os que eventualmente queiram ir aos 'anos do João' (jantar de sábado no 'Lagar', promovido por Jardim/Fama).

Estas declarações respondem ao cartoon de hoje no JM em que Jardim, seu autor, se queixa de que os apoiantes de Albuquerque ameaçam 'queimar' quem não for aos jantares dos municipais e quem for à festa do 'João'.

"Não queremos saber de quem vai ou deixa de ir ao 'Lagar', mas o mesmo não podemos dizer sobre os emissários do governo que andam por aí a intimidar quem vai aos nossos jantares", diz a fonte dos miguelistas. "Não vão conseguir nada, garanto!"


"Está em fim de carreira quem tem 50 ou quem tem 70 anos?"

Entretanto, conseguimos reacções do próprio Miguel Albuquerque a declarações prestadas por Jardim quarta-feira. O chefe do governo desvalorizou a força do presidente da Câmara, considerando-o "uma pessoa com piada", mas "em fim de carreira".
Albuquerque diz esperar não perder já a piada que possa ter, já que outros perderam a sua há muito. Quanto ao fim de carreira, pergunta: "Quem estará mais próximo do fim, quem tem 50 anos ou quem tem 70?"

Albuquerque também responde a uma nota do GR na qual se diz que a Câmara do Funchal não tem competência para probir inaugurações em tempo de campanha eleitoral. Referência a uma decisão municipal sob proposta do PND.
"Obviamente que não temos competência para proibir inaugurações nesses 11 dias antes das eleições, o que decidimos foi que nós não vamos promover inaugurações", explica Albuquerque. "Quem quiser fazê-las que as faça. Mas duvido que haja muito para inaugurar quando se chegar à altura das autárquicas..."

Guerra aberta no laranjal. Chefe Jardim não desvia a mira da Câmara miguelista. E os municipais não se acanham nas respostas.

Perante a nova conjuntura de balbúrdia na Rua dos Netos, a Oposição hesita entre contribuir para a queda de Jardim, eterno chefe, e evitar a promoção de Miguel Albuquerque.


9 comentários:

Anónimo disse...

Alberto João Jardim é uma carta fora do baralho...Lá foi o tempo em que governava a seu bel-prazer sem dar cavaco a ninguém. Na vida, há um tempo para sair por cima, assim como há um tempo para sair pela porta das traseiras...

Rui Emanuel Pereira de Freitas disse...

MIGUEL ALBUQUERQUE E A MUDANÇA

Enfim! Respira-se Mudança!

Todas as estruturas sistémicas tendem a resistir a mudança!

As estruturas políticas não são exceção!

É sabido que a vertente homeostática luta sempre para manter a estabilidade sistémica vigente, na medida em que perceciona as eventuais mudanças como fortes e reais ameaças ao seu status quo. Daí que Alberto João Jardim e fiéis seguidores se esforcem para, em desespero de causa, desqualificarem os ventos de mudança que a candidatura de Albuquerque representa! No entanto, tal como acontece em todos os sistemas rígidos, e na imperiosa necessidade adaptativa às novas contingências e envolventes da crise financeira, a mudança tende, natural e racionalmente, a impor-se sobre o polo homeostático das dinâmicas do desenvolvimento económico e social.

Miguel Albuquerque assumindo-se, sem rodeios, como candidato à liderança do PSD-Madeira surge como o elemento que corporiza a mudança para um nível de recursividade mais elevado, ou seja, para um nível de operacionalidade sociopolítico superior!

Albuquerque é ao mesmo tempo janela de esperança e pólvora catalisadora da mudança de paradigma da praxis político-partidária regional. Não nega o passado do PPD/PSD Madeira (antes exalta-o) mas, com sabedoria teima em trazer o partido para junto das bases retirando-o da influência exclusiva da nomenklatura. Com força, pretende impor a legalidade estatutária sobre a arbitrariedade dos déspotas. Com beleza, estrutura uma nova forma de ser e de estar na ação política onde a cordialidade se sobrepõe à boçalidade.

Não há dúvida. A tarefa que Miguel Albuquerque irá ter pela frente é enorme e só poderá ser enfrentada com a contribuição de todos aqueles que da liberdade e dos bons costumes teimam em orientar os seus padrões habituais de conduta!

Rui Pereira de Freitas
Publicado no "Francelho" em www.francelho.blogspot.com

Luís Calisto disse...

Interessantes análises, em nossa opinião, com dados relevantes lançados para a discussão.

Anónimo disse...

Este blog qualquer dia vira fórum, onde se põem pontos de vista díspares em ação, onde o pluralismo reine sem medo, coisa que não acontece no Jornal da Madeira...

Anónimo disse...

Força Municipais, metam a 3ª idade a andar. Força Bruno Pereira, Deus te dê os berlindes que não tens...

Anónimo disse...

Ohh Bruno, "quem lhe garante o emprego" não é a Quinta das Angústias, é o povo! Com muita pena minha, tornou-se a "vai com todos" da região. Só espero que o Dr. Miguel tenha juízo e não aceite mais as suas pancadinhas nas costas, inocentes e sem "tin-tins".
Se a minha avó tivesse rodas, seria um trator. Se V.Exa tivesse tomates, uma açorda :)

Luís Calisto disse...

Parece que o Dr. Bruno não é das figuras mais populares por estas bandas...

Anónimo disse...

Eu tb vou apoiar o .... Depois de ele ganhar, claro!!

Ou não fosse eu o "melhor aluno"!!

Anónimo disse...

Senhor do "francelho", o povo superior, apoiante incondicional de qualquer lider do ppd, não percebeu nada do que você escreveu.

Mas, talvez, as bases a quem o "InFiel Jardineiro" vai entregar, com sabedoria, o partido tenham percebido.