Powered By Blogger

domingo, 24 de junho de 2012


SANTANA-PA​RQUE DE SUCATA NA RESERVA BIOSFERA







Quem sobe da minúscula cidade de Santana para o mais alto pico da Madeira dá de caras com um parque de sucata, que não cumpre os requisitos legais para este tipo de atividade e mancha seriamente a imagem de SANTANA – RESERVA DA BIOSFERA.
A Associação de Municípios da Madeira possui há mais de uma década um parque de sucata licenciado e desde a sua abertura que a Câmara de Santana vem protelando a transferência da sucata amontoada  à beira e até sobre a estrada regional para esse parque.
A Câmara e a Secretaria do Ambiente têm revelado medo perante uma empresa, que continua  abusivamente a poluir a paisagem numa área sensível para o turismo.
Diariamente centenas de turistas passam por ali em direção ao Pico Ruivo em busca duma paisagem edénica e muitos fazem exatamente aquilo que eu fiz. Fotografam a sucata e questionam como é possível conciliá-la com os estatutos da Reserva da Biosfera e do Parque Natural da Madeira.
Várias vezes manifestei a minha preocupação perante aquele foco de poluição. Normalmente nos dias seguintes surgiram dois tipos de reação. A Câmara e a Secretaria do Ambiente anunciaram para breve a solução do problema ambiental. Telefonemas anónimos recomendaram a não me meter no assunto e ameaçaram-me com uns corretivos físicos.
Como julgo que não vou morrer nem de parto, nem de medo. Em nome da defesa da qualidade do ambiente da Madeira, mais uma vez apelo à erradicação deste cancro ecológico da RESERVA DA BIOSFERA.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal









Nota da Fénix - Caro Doutor Raimundo Quintal, ficamos descansados por sabermos que vai continuar na defesa desinteressada, conhecedora e sempre incansável do ambiente desta nossa ilha (ou será que o 'outro' a comprou só para ele, com o nosso dinheiro, claro?).
E como sabemos que o ilustre Doutor Raimundo continuará na luta? Ora, basta saber das ameaças de agressão física feitas por esses valentões anónimos. Só por isso, temos combate garantido.
Conte connosco.
Como diz o povo, 'medo e dinheiro'...


1 comentário:

Anónimo disse...

Quem é esse senhor "intocável" que anda a ameaçar o sr. Raimundo Quintal?