Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de julho de 2012



A propósito das origens dos incêndios que lavram na Madeira há três dias, destacamos um dos comentários chegados à 'Fénix' que nos parece merecer atenção.


Imagem de ontem, quinta-feira, no sítio das Neves.



SUGESTÃO DE INVESTIGAÇÃO



Comecem por investigar este incêndio que deflagrou horas antes - http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/335559-bombeiros-de-santa-cruz-combatem-incendio-na-atalaia-canico
Pois, segundo as palavras do próprio presidente da Câmara de Santa Cruz José Alberto Gonçalves, os serviços da câmara estiveram a fazer queimadas ditas controladas na Atalaia.
Ora, foi aqui que o primeiro foco se desenvolveu ao meio e fim da tarde, acabando por se propagar para as Neves, Cancela e Palheiro Ferreiro devido às altas temperaturas que se verificaram as 18 horas e ao vento forte de leste que soprava intensamente, propagando uma massa de ar quente e seco.
Os Bombeiros que combatiam este incêndio e o seu rescaldo devem saber mais detalhes...



QUAL É A RESPONSABILIDADE DE UMA CÂMARA QUE FAZ QUEIMADAS DITAS CONTROLADAS NUM DIA DESTES DE ALTO RISCO?
ISTO É UM ACTO CRIMINOSO!

O presidente de Câmara, José Alberto, proferiu estas palavras em entrevista em directo no programa da RTP-Madeira Especial Informação, onde estavam presentes os comentadores Dra. Idalina e Dr. Domingos, que ficaram perplexos com a atitude da Câmara de Santa Cruz ao promover um queimada num dia de elevadíssimo risco de incêndios e numa zona urbanizada.

Os Bombeiros que participaram no combate a este incêndio na Atalaia, que colocou moradias em risco, podem comprovar os fortes ventos de leste que se faziam sentir às 18 horas e as elevadas temperaturas que na zona do Caniço e da Cancela ultrapassavam os 30.º C

Este foco de incêndio da Atalaia propagou-se nas horas seguintes através do forte vento leste e fez o fogo avançar para Oeste e Norte em direcção à Cancela e ao Palheiro Ferreiro.
Pelas 20 horas, já se estendia por vários quilómetros.

Basta recordar como se alastrou o fogo de 13 de Agosto de 2010, que começou de manhã na Encumeada, passou das Serras de Santo António para o Poiso ao fim da tarde e rapidamente chegou às zonas altas do Funchal ao princípio da noite, alastrando-se em poucas horas por vários quilómetros.
O incêndio de 18 de Julho começou na Atalaia, com umas queimadas controladas pela Câmara de Zé Alberto, reacendeu, ameaçou casas e acabou por ser levado pelo vento para o mato seco da zona da Cancela, das Neves e do Palheiro Ferreiro.
Uma vista aérea vai permitir localizar o foco inicial da Atalaia provocado pela queimada da Câmara, o fogo seguinte e o caminho que este tomou ao se propagar de uma encosta da montanha para outra através dos fortes ventos quentes e secos de leste que estão registados nessa altura.

Nao sabemos se os serviços da Câmara de José Alberto Gonçalves andam de carro preto, mas com certeza são mais fáceis de localizar.

20 de Julho de 2012 05:18


Nota: A perspicaz leitura feita dos factos por este comentador dá que pensar. Alguém o vai fazer? Ou continuaremos a produzir chistes sobre pirómanos atafulhados no tal carro preto, para disfarçar culpas?


Sem comentários: