Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cultura, Culturas




RENASCER DAS CINZAS







Os incêndios de Agosto de 2010 destruíram grande parte da formação vegetal do quarto andar fitoclimático da ilha da Madeira. Os fogos dos últimos dias têm atacado essencialmente áreas suburbanas.
A recuperação do património edificado destruído pelo fogo e a limpeza dos matagais para reduzir o risco de uma nova onda de fogos são tarefas urgentes, que exigirão um enorme empenhamento da população, que deverá habituar-se a cooperar voluntariamente para além dos momentos de catástrofe.
No entanto, não poderá ser colocado em segundo plano o esforço de recuperação da biodiversidade das terras altas do maciço montanhoso central. Ciente da importância deste objetivo, a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal realizou ontem (21.07.12) mais uma jornada de trabalho.
Os 24 voluntários estiveram empenhados na rega das pequenas plantas, na produção e colocação de estilha nas caldeiras com o objetivo de enriquecer o solo pedregoso em matéria orgânica e aumentar a retenção da água, limpeza de infestantes (Ulex europaeus e Cytisus scoparius) e colheita de sementes das plantas endémicas que floriram na Primavera (Argyranthemum haematomma, Argyranthemum pinnatifidum subsp. pinnatifidum, Echium candicans, Geranium palmatum, Ranunculus cortusifolius).
Esta e as outras ações já programadas até ao fim do ano inserem-se no projeto RENASCER DAS CINZAS, que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal iniciou a 21 de Agosto de 2010.

 Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
























Sem comentários: