Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Madeira ao Vivo



ESPECTÁCULO DANTESCO SOBRE S. GONÇALO

Adam Blandy e família, proprietários da Quinta do Palheiro, já abandonaram a zona residencial, muito debilitados psicologicamente com as proporções da tragédia



Um incêndio de proporções que não nos lembramos de alguma vez ter visto desce neste momento da zona do Camacha Shopping e do restaurante 'Cornélia' para baixo, atravessando a Quinta do Palheiro e o campo de golfe, devastando aquela rica zona florestal .

Adam Blandy, proprietário da quinta - uma das jóias botânicas da Madeira -, já abandonou as zonas residenciais, com a família.
Mas há casas da montanha já ardidas e moradores evacuados de vários sítios.

Neste momento, os proprietários da Quinta do Palheiro imaginam que os bombeiros tentam entrar na zona pelo portão norte.
Mas esse portão não se abriu há pouco quando um funcionário da quinta o tentou accionar.

O espectáculo visto do Funchal é dantesco: uma extensa zona de fumo no anfiteatro, subindo ao céu a grande altura. Labaredas escarlate horrorizam a noite funchalense.

Grande contrariedade a pesar no combate ao monumental incêndio será o facto de a lagoa e os poços da quinta e do campo de golfe estarem praticamente vazios, dada a escassez de água que os proprietários e seus colaboradores há muito denunciam.
Festa com fogo de artifício na baixa! Televisões nacionais em cima do assunto; RTP-M promete também lá ir...

Não queremos acreditar, mas diz-nos pessoa de confiança que, enquanto a montanha arde, diante dos olhos do Funchal, queima-se fogo de artifício cá na baixa. Ali para os lados do Parque de Santa Catarina.
A ser verdade, é isto de gente normal? Festejos ou coisa que o valha enquanto a tragédia decorre à vista de todos?
Nero a tocar cítara enquanto Roma arde?

Outra nota: as televisões nacionais estão em cima do assunto.
Quanto à RTP-M, anunciu há pouco, já muito depois de declarado o fogo, que dentro de algum tempo se reportará ao assunto. Não se  sabe se ainda com o fogo manifesto ou se já no rescaldo...
Por enquanto, na RTP-Madeira debate-se um problema importante... que tem a ver com o cumprimento ou não da lei pelas casas comerciais... enquanto a população anseia por informações do que está a acontecer a concidadãos e familiares que vivem talvez a hora mais dramática das suas vidas. Patético!!!




Sem comentários: