Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de julho de 2012



O Público, em reportagem do seu correspondente no Funchal Tolentino de Nóbrega, noticia a confirmação da festa na Herdade PSD para o dia 9 de Setembro. Com a devida vénia, reproduzimos o elucidativo texto do prestigioso diário nacional.



Festa é sempre marcada pelo discurso contundente de Alberto João Jardim


Incêndios motivaram adiamento

PSD-Madeira mantém festa do Chão da Lagoa apesar das dificuldades financeiras

 

A festa anual do PSD-Madeira, que estava marcada para 22 de Julho, foi adiada para 9 de Setembro, confirmou nesta quarta-feira Armando Abreu, membro da organização e do secretariado regional do partido.

Por Tolentino de Nóbrega

O evento foi adiado na sequência dos incêndios que fustigaram a Madeira na semana passada. O líder regional do partido, Alberto João Jardim, tinha avançado inicialmente com a hipótese de realizar a festa no primeiro domingo de Agosto, mas resolveu adiar por mais um mês.







Segundo Armando Abreu, mantém-se o programa anterior, sem a presença de qualquer dirigente nacional e com o cantor Quim Barreiros como atracção principal. O dirigente garante que se a festa fosse cancelada "teria os mesmos custos", devido aos contratos já estabelecidos com artistas e empresas.

Antes de ser adiada devido aos incêndios, a festa estava a registar pouca procura, também devido ao momento de crise. Por isso, o dirigente regional Jaime Filipe Ramos, filho do secretário-geral do PSD-Madeira, propôs o seu cancelamento, alegando que "não há condições de qualquer tipo de festa", quer em Julho ou em Agosto e até em 2012.

É a primeira vez que a festa é adiada, embora essa hipótese tenha sido admitida em 2006, devido à morte da mãe de Jardim, ocorrida na véspera da festa. No entanto o líder social-democrata manteve o evento, marcado pela sua intervenção política habitualmente contundente contra Lisboa. Naquele ano, apenas cancelou o habitual périplo que faz pelas barracas de “comes e bebes”, e adiou o funeral da mãe para a segunda-feira seguinte.

A festa do PSD-Madeira teve início em 18 de Maio de 1975, no Chão dos Louros. Três anos mais tarde, em 23 de Julho de 1978, realizou-se no Paúl da Serra. Desde esta data e até 1992, o evento ocorria de dois em dois anos, realizando-se a partir de então anualmente no planalto do Chão da Lagoa. Desde 2010 realiza-se numa herdade propriedade da Fundação Social Democrata da Madeira.

Tecnicamente falido, com uma dívida a fornecedores diversos e instituições financeiras que em 2008 ascendia a 4,5 milhões, gastou nesse ano quase meio milhão na festa do Chão da Lagoa, apurou a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) na última apreciação das contas deste partido. Com o capital negativo em 3,4 milhões, encontrava-se numa “difícil situação financeira”, apesar de a Assembleia Legislativa da Madeira ter transferido nesse ano 2,9 milhões para conta bancária do PSD-M, proveniente da subvenção parlamentar.




1 comentário:

Miguel Sousa disse...

Aqui esta a prova...
A festa ja foi adiada 2 vezes:
- de 22 de Julho para 5 de Agosto
- de 5 de Agosto para 9 de Setembro
Reparem que a noticia do publico ja fala em dificuldades financeiras...
Com expectativas de pouca gente, arriscado... Jardim com medo da propria sombra nao arrisca e vai cancelar.
A data de 9 de Setembro é para dar tempo para umas sondagens e melhores expectativas.