Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tragédia




FOGO MUDOU-SE DO PALHEIRO PARA CAMACHA E SANTO






Às sete e meia da manhã, enquanto os veraneantes embarcavam no 'Lobo Marinho' para as férias no Porto Santo, o clarão na Montanha indicava que o espectaculoso incêndio se mudara do Palheiro para a Camacha.

Depois da noite infernal na zona do Palheiro Ferreiro, com as labaredas a provocar a evacuação de pessoas e muitos danos florestais e em habitações, os incêndios guinaram a nordeste, entrando pela Camacha rumo ao norte de Gaula e ao Santo.
Pouco depois, havia casas, uma escola e um centro de saúde evacuados, na Camacha.

Isso enquanto a parte oeste da ilha e o centro - Serra de Água - continuavam na iminência de perigosos reacendimentos.

Da nossa parte, percorremos uma importante área em rescaldo.

Dentro em pouco, relataremos o sofrimento dos nossos concidadãos das zonas altas de São Gonçalo, na maldita noite de quarta para quinta, bem como a estupefacção que, já pleno dia, continua plasmada nos rostos dos atingidos e ameaçados pelo dantesco sinistro.


Os salvadores de gravata

Quando descíamos de regresso à baixa do Funchal, pelas 11h45, cruzámo-nos na Boa Nova com um cortejo que, naquele ambiente de fumo, cheiro a queimado e sirenes, dava a ideia de um funeral com uns 20 carros pretos. Mais fúnebre se apresentava o espectáculo com a indumentária dos ocupantes das viaturas - fatos escuros de executivo e gravata discreta.

No primeiro carro, seguia o secretário dos Assuntos Sociais, Jardim Ramos, que gesticulava como um cicerone para os acompanhantes no banco de trás, que nos pareceram chefe Jardim das Angústias e o ministro da Administração Interna. O sr. ministro veio apreciar as cinzas da floresta regional, a ver se há direito a uma verba para beneficiação e restauro.
...E os caciques locais a fazer a corte.

A esta hora já devem ter posado para fotografias e vídeos de TV, que é para isso que cá andam.


Chão da Lagoa adiado

O especialista-ambientalista que acompanhámos no rescaldo desta manhã, na zona do Palheiro, desabafara: "Se tivessem vergonha, não faziam esse número do Chão da Lagoa, domingo!"
Pois daí a pouco chegava-nos a informação: chefe Jardim teve mesmo vergonha e adiou a 'festa' para 5 de Agosto.

De modo que é preciso alterar ligeiramente a frase do ambientalista para a seguinte forma: se tivessem vergonha, nunca mais faziam essa farsada do Chão da Lagoa!


Câmara nega guerra de competências e felicita Bombeiros e Polícia

Uma fonte da presidência da Câmara rejeita que na noite de quarta-feira se tenha dirimido qualquer guerra de competências com o governo. A situação não permitia pensar no penacho, exigia era organização e trabalho - diz-nos essa fonte.
Víramos pela comunicação rádio e TV uma corrida para mostrar quem mandava. Da Câmara desmentem-nos. "Se o governo procedeu dessa forma, não reparámos. Até porque nos compete dirigir este tipo de operações no município, é para isso que serve a protecção civil municipal."
De facto, os mais altos responsáveis da edilidade viram o secretário Manuel António Correia passar com o presidente da Protecção Civil na zona dos incêndios, mas isso não viram nessa 'incursão' uma paralela condução de operações.
Próximos de Albuquerque até elogiam o centro operacional que a Protecção Civil montou no Centro de Inspecções, para receber quem precisasse de socorro. Apesar de acabar por não ser necessário, estava instalado de maneira competente - diz a Câmara.
Quem merece, porém, os mais rasgados elogios são os bombeiros e os polícias, na óptica municipal. "Quando cheguei acima de São Gonçalo e vi o panorama escaldante, pensei que ia morrer gente", diz-nos a nossa fonte. "Mas o trabalho corajoso e competente dos bombeiros, bem apoiados pela disciplina imposta nos locais mais difíceis pela PSP, resolveu um problema que me assustou bastante."

Os trabalhos de combate aos fogos continuam em vários pontos da ilha.
Neste momenti, chegam notícias de uma horrorosa escalada do incêndio sobre o território de Gaula.


Sem comentários: