Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cultura, Culturas









JORNALISTA COM OPINIÃO OBRIGADO
A PEDIR DESCULPA AOS 'DONOS' DA RTP-M








Rezamos aos santinhos para que haja um desmontável equívoco de comunicação, porque, a ser verdade o que nos contam, prenuncia-se uma grelha recheada de escândalos na vida interna da RTP-Madeira 



O jovem piloto Bernardo Sousa foi alvo do comentário que terá motivado o aviltamento imposto a um repórter.


Referimos aqui há dias o bom trabalho que vimos a RTP-Madeira fazer na cobertura ao Rali. Uns dias de televisão com empatia TV-telespectadores, o adequado para esquecer o deserto da programação habitual diária e que alguns ainda têm de suportar todo o ano.
Do que não soubemos foi de um incidente editorial registado por esses dias de festa, que nos garantem verídico, embora custe a crer plausível numa situação normal - que não é, sabemos todos.

Ao que nos fizeram chegar, um jornalista do grupo RTP-RDP entendeu incluir no seu trabalho de reportagem um comentário da sua lavra segundo o qual Bernardo Sousa, que desistira na alvorada da prova por haver estampado o 'Lotus' que lhe puseram nas mãos, não tinha unhas para tal máquina. Mais palavra, menos palavra.

Vozes superiores da casa chamaram a contas o jornalista, diante de gente. Ora, pôr em causa a competência de um membro da poderosa família que manda na RTP-Madeira!
Pior: o repórter, além do enxovalho em público, foi obrigado a dirigir-se ao progenitor do jovem piloto com desculpas pessoais... pelo facto de ter opinião e achar por bem manifestá-la, como se faz no jornalismo praticado em sociedades democráticas.

O Leitor acredita que se tenha verificado mesmo tal atentado à dignidade de um profissional cujo compromisso que deve respeitar é aquele que assumiu com o código deontológico?
Acredita numa atitude assim tomada pelos responsáveis de uma televisão, ainda por cima pública?
Não acredita?
Nós também não. Ou melhor, gostaríamos de também não acreditar. Mas quem nos conta o aparentemente absurdo episódio, profissional que nos merece total confiança, jura pela sua veracidade!
Em que devemos ficar?

Oxalá estejamos perante um equívoco qualquer a desfazer mais tarde ou mais cedo.
É que se os jornalistas são obrigados a rastejar até aos pés do grupo monopolista dos transportes quando ainda só se fala na entrada do dito grupo no capital da RTP-M com 5%, o que não será se esses 5% se confirmarem mesmo e mais tarde se ampliarem?!



13 comentários:

Anónimo disse...

...Embora abandonar a ilha enquanto é tempo!!!!

Luís Calisto disse...

É o mais aconselhável. Isto está a ficar lindo...

Paulo disse...

Eu acredito, porque ja passei pelo mesmo, denunciei corrupcao a um jornalista e fui chamado ao meu chefe maximo para pedir desculpa.
Ja agora essa corrupcao acabou em nada !

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Vou deitar alguma água na fervura.
O jornalista podia muito bem dourar a pílula e dizer que era o carro que não tinha unhas para o rapaz.
Tudo é relativo...

Luís Calisto disse...

Caro Paulo
Os anos ensinam, verdade? Mas deixe-os pousar, que a corrupção um dia dará em alguma coisa.

Caro Coronel Fernando Vouga
Não me passava pela cabeça uma solução dessas. E também não passou ao jornalista. Realmente seria uma brilhante saída dizer que o Lotus é que é o aselha! Dentro da relatividade...

Anónimo disse...

Os jornalistas não são feitos para informar com imparcialidade e rigor nas notícias que levam à generalidade das pessoas? Já escrevi num jornal que aquilo que escrevíamos era levado previamente à censura e só depois era publicado. Que aborto?! Isso não é jornalismo, ou melhor, é jornalismo de encomenda, onde não há direito a contraditório. Quanto ao carro do rally, apraz-me dizer que só toca gitarra quem tem efetivamente unhas, alguma analogia existe com o facto de ir para a cama com uma mulher nova e viçosa e eu ter 90 anos, quando me esqueci do Viagra,vou de encontro à parede e não acerto no alvo pretendido. Na verdade, o Bernardo deveria ter calçado umas luvas de cabedal, antes de pilotar essa mulheraça, digo eu essa bruta e potente máquina. Não acham?!

Paulo disse...

Caro Luis Calisto
Infelizmente na atual situacao da Justica em Portugal, nao acredito que na proxima decada vejamos um retrocesso nos crimes economicos e dos grandes jogos de poder com politicos.
So o Povo poderia por um fin isto, mas sinceramente nao acredito, ainda hoje vi uma sondagem aonde PSD/PP continuariam a ter maioria, como podemos querer que algo mude ?

Anónimo disse...

Acompanhei o rali de fio a pavio quer na RTP como na Antena 3 e semelhante episódio não aconteceu...

Tou a ver que comprou gato por lebre....

Luís Calisto disse...

Caro Paulo
As sondagens indicam que o povo está satisfeito com o PPD. O que só confirma a minha teoria - e não só minha - de que o povo tem o que merece.
Bem feita!

Caro Comentador
Se acompanhou o rali de fio a pavio na RTP e na Antena 3, ao mesmo tempo, dou-lhe os meus parabéns, porque é proeza digna de nota. Eu até apostaria nisso como missão impossível, mas...
Sem querer duvidar do que nos diz, informo-o também de que a notícia em causa chegou aqui sem esconder o nome do jornalista presumivelmente (pelo menos) vítima do enxovalho de ter de pedir desculpa por uma opinião manifestada no lugar certo.
Não julgo útil para ninguém entrar em mais detalhes e espero não ter de o fazer.
Cumprimentos.

Bsousa disse...

Voce escreve neste blog pq agora é a unica coisa/lugar que lhe dao alguma atencao!!! Agora que nao la trabalha (na rtp.m) tornou-se ainda mais ressabiado do que ja era! Quanto a esse episodio que vc insinua é mentira, e mais ja que vc sabe desse episodio poderia muito bem ter mencionado o nome do seu ex colega! Para nao juntar a essa historia de que quem manda na rtp.m é o grupo Sousa é ridicula, deixe mas é de ser um frustrado e va trabalhar!!
Visto ter sido eu a "espatifar" o carro e nao ter recebido desculpas de ninguem resuma-se a sua insignificancia e ignorancia no assunto mencionado!!!!

Anónimo disse...

É preciso ter lata (espatifada) para ofender desta maneira um grande jornalista com longa carreira. Só um fedelho que nada fez na vida, além de espatifar pópós, pode fazer.
Ainda bem que reconhece que espatifa carros e que as desculpas nao foram pedidas a si, mas, como referiu LC, ao seu progenitor. Este episódio tem sido muito comentado e lamentado cá na RTP.
Força Calisto, não ligue a provocações de espatifadores de pópós e pendura de brasas.

Anónimo disse...

Este rapazinho e' um vira-lotus e qualquer dia vai para a direcção da RTP trabalhar com a tia.

Anónimo disse...

B. Sousa, resume-te à tua insignificância (que é muita) e vai tu trabalhar, se é que sabes fazer algo, coisa que duvido. Enquanto, sempre podes continuar a tentar conduzir, sempre vais animando a malta e roubando umas belas gargalhadas. Parasita social!