Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Delírios da Madeira Nova




Ex-futebolistas e profissionais de um conhecido diário suspeitos de jogar à bola juntos


O jogo foi disputado à porta fechada, num recinto fantasma, porém os serviços secretos de Machadinho não dormem e interceptaram esta inocente foto-família.


Segundo os nossos serviços secretos, o executivo regional encarregou Carlos Machadinho de investigar até que ponto terão fundamento rumores em voga sobre a estranha realização de um jogo de futebol entre antigos futebolistas profissionais e representantes de um jornal diário da Região (sem ser o JM).
Tudo passaria sem novidade se os participantes na jornada não tivessem escolhido para maltratar a bola um terreno solitário, com traços fantasmagóricos, só raramente frequentado por uns cavalheiros com a pancada de correr sozinhos horas e horas. Falamos do complexo desportivo da Ribeira Brava, que a antiga Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste construiu exactamente para missões terapêuticas do foro psiquiátrico.
Mas se a escolha do terreno de jogo levantou suspeitas junto dos serviços de informação das Angústias, mais pasmo causou a reunião que os participantes tiveram depois do prélio, lá para as entranhas da ilha, quem vai pela Serra de Água fora, à mão esquerda.
Segundo apurámos - e Machadinho já o sabe - entre os chamados ex-futebolistas figuram alguns suspeitos de já terem alinhado de verde e encarnado e também de terem ficado satisfeitos com a histórica vaia desferida nos ouvidos de sua majestade em Maio de 1997. Mais intrigados ficaram Machadinho, sua majestade o rei das Angústias e Nuno Olim ao descobrirem que, afinal, há ex-futebolistas que continuam futebolistas, enganando as massas associativas estes anos todos infiltrados na iníqua profissão de jornalista.
O cúmulo disto tudo é que não faltou à concentração de ressabiados um representante da incendiária 'Fénix' - justificando-se o dito representante, sob tortura dirigida por Machadinho, de forma ou parva ou irónica: "Eu ia a caminho da festa da Boaventura e, à passagem pela Meia Légua, deparei-me com uma bola perdida pedindo que a chutasse para a baliza dos jornalistas, e não podia recusar, até julguei que estava a fazer um jeito ao patrão das Angústias..."
Dado que a equipa contrária, a do tal diário, também não é constituída por flores que se cheirem, os detectives das Angústias fizeram a ligação lógica da oportunidade encontrada para a realização do jogo: três semanas antes do 9 de Setembro, dia estipulado para uma decisiva batalha de regeneração madeirense, na Herdade do PPD. Tentativa de novo adiamento do Chão da Lagoa?

Já quando da operação 'Cuba Livre', sua majestade estabeleceu, e bem, que não é à toa que uma GNR ataca com 20 homens armados até aos dentes um departamento civil do ex-Equipamento Social no Campo da Barca.
Ultimamente, o monarca também decidiu que não é por acaso que uma rede feita de experimentados terroristas incendiários pega lume quase ao mesmo tempo em vários sítios da ilha.
Desta feita - dirá ele -, não é por acaso que uns sujeitos com cadastro digno de uns bons anos em Alcatraz se reúnem algures na serra depois de um jogo de futebol com a justificação de que precisavam mandar abaixo um triste de um leitão. Como se não tivessem almoço em casa!

Mas o cúmulo dos cúmulos é que estas movimentações revolucionárias entraram no quotidiano e como que se tornaram normais. O jornal em questão, que não mencionamos para não assanhar ainda mais sua majestade, publica na edição desta segunda-feira todas as incidências dos recontros de sábado. 
Assim sendo, sentimo-nos no dever de divulgar também a documentação fotográfica registada por um repórter do JM, escondido no arvoredo, que já entregou o chip nas Angústias.

Nicolau e Emanuel de Freitas apanhados desprevenidos pela câmara oculta.


O orientador da equipa do DN, se não foi informador dos investigadores, passou a jornada com um sexto sentido apuradíssimo, já que esteve permanentemente de rosto inacessível à câmara fotográfica secreta.


Havia sempre um motivo para ter a mão diante da cara.

Ou então estava sempre de costas...


...Voltadas para o lado em que se escondeu o repórter.


Já depois de umas rodadas na serra...


...Os conjurados descuraram um pouco a discrição.



2 comentários:

jorge figueira disse...

Viva a boa disposição! Daqui até ao cabalístico 9 de Setembro ainda faltam uns dias. Não tenho informação privilegiada, mas as investigações da "Cuba Livre" um dia terão uma de duas soluções: arquivo, acusação....Não esquecer, mais uma coincidência importante, que esse será o fim-de-semana dos festejos dos partidos do "centralismo democrático"

Luís Calisto disse...

O PPD continua a fazer milagres. Depois de quase um ano a jurar que o tal dia cabalístico era 22 de Julho, agora consegue demonstrar que milagres só a 9 de Setembro!

E... Pois, doutor. 9 de Setembro é festa do PPD tribal e do PCP Avante! Não sabemos por onde escolher...