Powered By Blogger

sábado, 18 de agosto de 2012

Política das Angústias / SÁBADO





O BISPO E O SEU CHEFE  MÁXIMO CONFUNDEM AS NOSSAS MENTES PECADORAS




No meio deste clima de terrorismo incendiário e político denunciado pelo rei, o vulgo não sabe se esconder-se na cave, se comer e beber nos arraiais que ocupam a Madeira de ponta a ponta























O choque de notícias contraditórias entre si na Região continua tão desconcertante que não sabemos onde passar este fim-se-semana: se à volta de um coreto a comer espetada ao som da banda local, se trancados na cave de casa para evitar estilhaços da explosão de alguma bomba perdida.

O chefe das Angústias passou a fase de fogos e a semana que se seguiu com o dedo apontado a uma rede terrorista incendiária que haveria tomado a seu cargo queimar o resto que existe da Madeira. Passou-se. Os críticos deixaram de acusar o governo de negligência grosseira e criminosa na prevenção de incêndios ao logo dos anos. Então, grande chefe deixou cair as denúncias sobre fantasmagóricos terroristas incendiários - que, a existirem, certamente haveriam viajado para atear achas nos últimos dias em Canária.
Ainda assim, a 'Judite' de Ricardo Silva pega um suspeito de fogo ali, outro acolá, e assim vai alimentando as quixotescas invenções do seu chefe máximo, dr. Jardim das Angústias - que é quem trata das mordomias e empregos cá no burgo.

É o mesmo chefe superior do distrito que, hospedado nas dachas de 20 euros no Areal, aparece agora com outra denúncia de certo modo alarmante: os partidos da oposição andam a congeminar uma vaga de terrorismo político. Em que bases assenta sua excelência este novo e preocupante aviso? Assenta num boato que, diz o homem, alguns perigosos terroristas puseram a correr de boca em boca nas duas ilhas habitadas. Segundo esses zunzuns, uma rede comercial de grandes superfícies estaria a magicar estabelecer na Madeira uma jornada com vendas a 50%, como a que o 'Pingo Doce' já fez, num dia santificado, reservado a uma peregrinação de fiéis ao alto da serra para, em fileiras cerradas, defenderem os interesses da Madeira contra os cubanos invasores: 9 de Setembro!


Herdade Chão da Lagoa como o prof. Mamadu


Guilherme Silva dizia que o 22 de Julho traria o salvamento político, social, económico e financeiro da Madeira, mas desde que o povo subisse em massa à Herdade Chão da Lagoa nesse dia cabalístico.
Os terroristas incendiários - em vésperas dessa festa da autonomia, como tão bem reparou chefe Jardim - impuseram o adiamento da batalha. Pois os céus castigam os infractores e transferem a magia do 22 de Julho para o 9 de Setembro. Assim, é este dia - e não outro qualquer - que poderá registar o emergir da Madeira da grave crise em que Noriega e a maçonaria cruelmente a fizeram mergulhar. Temos desemprego, fome, pobreza extrema e envergonhada, neo-emigração, aumento de suicídios e depressões? Pois é muito fácil acabar com essa dramática situação: ir lá acima ouvir Quim Barreiros e dar palmas ao Alberto quando ele aparecer no palco a dizer meia dúzia de asneiras. Não custa nada. Como numa sessão do professor Mamadu.
Mas... como as massas indiciam tendência para um 9 de Setembro militante, eis as multinacionais (ou afins) a encomendar repugnantes actos terroristas para estragar a festa.
Temos, portanto, um clima de terrorismo geral instalado na Região, com actuação à base do incêndio e da sabotagem político-partidária.
Diachos, apetece pegar num livro e hibernar num cantinho da cave, sem largar a porta, à espera que o perigo passe.
É que não podemos entender estes sinais de ameaça como ironia de Verão, posto ser um chefe de Distrito, em pessoa, quem lança o alarme - e através de um órgão de comunicação austero e firme na ética da notícia como é o JM.
Porém, ao mesmo tempo que trememos com as perspectivas negras pintadas pelo chefe da tabanca, deparamo-nos com uma outra realidade regional ao arrepio dos temores oficiais. A Madeira por estes dias é um brinquinho colorido e cheio de bonecos a bailar, daqueles que os grupos folclóricos usam para fazer chocalhada enquanto os vocalistas se digladiam em animados e venenosos despiques. São festas e festivais, arraiais, romarias, concertos, bailinhos, dançódromos, encontros de folclore, enfim, desconhecemos se haverá neste momento vila ou lugarejo da ilha onde não haja festeiros da Venezuela ou da África do Sul a mostrar serviço.
Resultado? Logo à noitinha teremos o preocupado e responsável chefe superior do Distrito em comício profissional laranja, no Porto Santo, alertando a populaça para os terroristas à solta que atentam contra a Madeira e, ao mesmo tempo, centenas de milhares de folgazões dispersos pela Boaventura, Ribeira Brava, Funchal, Santa Cruz, norte, sul, este e oeste, e ainda no próprio Porto Santo, a comer e a beber, a ouvir música e a dançar com Jorge Ferreira do 'Carro Preto', a nossa Vânia, GNR e UHF - se ainda estiverem por aí, enfim.
Perguntamos com oportunidade: escondemo-nos dos terroristas na cave ou vamos a S. Vicente ajudar a deitar foguetes?


António e Giselo zaragateiros




O Padre Giselo já mostra serviço:
de pequenino... 
O dilema embaraça. Porque figuras até agora comedidas nas palavras vêm alimentar o clima de ambiguidades e incertezas. António das Quatro Fontes subiu este ano ao Monte disposto a espevitar o lume brando em que ardem guerras antigas e a inflamar ainda mais os ódios que dividem os madeirenses de há 30 anos para cá. Utilizando o microfone sacro da homilia, despejou a sua ira contra os responsáveis da televisão madeirense que se atreviam a não transmitir em directo, este ano, as cerimónias da Padroeira (não devia ser Madroeira?). Foi o que o chefe do Distrito quis ouvir: se o prelado fala assim da televisão, que oportunidade para mais um número da simulada guerra com o centro regional! E lá saiu pancada pela sua boca nos maçónicos que a partir de Lisboa - dá ele a entender - manipulam a programação da RTP-M.

O próprio jovem padre Giselo, que apesar dos seus ainda 32 anos mostrara sapiência ao citar Camões a respeito da mudança dos tempos, para especializar a excepção do Monte na filosofia da mudança das vontades, complementou os ataques desferidos pelos seus chefes António e Jardim. Numa entrevista à Ecclesia, agência citada depois pelo DN, o rapaz assumiu mesmo que a RTP-M fora impedida de recolher imagens no interior do templo porque decidira não fazer o tal directo. Quem não se vingaria também? 
Aproveitou esse promissor pároco do Monte para explicar o porquê de ter proibido aos jornalistas a entrada na sacristia: todos os anos fazia-se ali uma espécie de conferência de imprensa e havia que pôr cobro a essa prática pagã.
De facto, aquilo com jornalistas na sacristia a 'puxar pela língua' de Jardim costumava originar alguns palavrões do chefe, coisa ruim para as beatas presentes. E depois isso de microfones e câmaras seria sempre uma profanação de um espaço de recolhimento onde conversam e tomam o seu copo governantes, parlamentares, autarcas e jagunços do laranjal, todos irmanados nos mesmos ódios e perversões.


Para manter certos padres infiltrados à distância...

Bem andaram o padre Giselo e o acólito de Jardim, D. António, ao mostrar o lado zaragateiro da Igreja madeirenses. É que uns padres presumivelmente infiltrados no rebanho andavam a tratar de agitar as ovelhas - ou a perpetrar terrorismo político-religioso, dirá chefe do distrito. Pois só com esse trabalho abnegado e corajoso do bispado e da moderna vaga de 'sacas de carvão', aqui representadas por Giselo Andrade, se pode travar religiosos ambíguos como Martins Júnior, José Luís Rodrigues, o cónego de Machico, Mário Tavares das Corticeiras e mais uns da zona oeste que muito deixam a desejar na obediência ao prelado.
Veja-se que alguns deles foram ao ponto de proibir a distribuição nas missas e nos adros do beato Jornal da Madeira!

Mas é aqui que nos deparamos com nova situação ambígua que nos faz reflectir sobre que raio de postura adoptar nesta vida de incertezas. Com os níveis superiores da Igreja perfilados com a maioria jardineirista do 'olho por olho, dente por dente', vamos hoje às páginas do JM em busca da palavra sagrada mandada imprimir pela nomenclatura regional, e que bebemos da mensagem de Paulo sobre a forma de viver a vida cristã? Isto: "Vede bem como vos comportais, não como insensatos, mas como pessoas inteligentes, aproveitando bem o tempo que corre, recitando salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando em vossos corações, dando graças a Deus."

Não sei onde o conseguir, mas precisamos de tomar parte urgentemente num retiro espiritual de onde uma pessoa saia percebendo de uma vez o que é que estes sujeitos da governança e da Igreja pretendem. Salmos ou algaraviada?





1 comentário:

O Estranho Caso do Mundo dos Morangos disse...

UMA ISTORIA DE ESTUDANTES
A novela que vao ler nao e pura ficcao, as personagens baseiam-se em pessoas da vida real e os factos encontram-se todos disponiveis na famosa internet, facilmente pesquisavel gracas ao google e ainda podem ser consultadas em certidoes de registo comercial em qualquer conservatoria ou loja do cidadao perto de si...

A HISTORIA DA SEICAO DO TURISMO ESTUDANTE
Esta nossa Secretaria do Turismo Seicao Estudante, nao sabia de nada, nao viu nada e nao tem nada a ver com o assunto...
Agora vai estudar, estudar e voltar a estudar para ver se tira o AV do Mike dos Moranguitos.
E enquanto ela estuda e pensa, o Mike la vai cantarolando e rindo, fazendo a sua vidinha, pois ja tem o Alvara na LIDO TOURS que ja era propriedade da NI JINSKY SGPS que e socia em 99,99% da STRAWBERRY LDA (onde o Mr.Mike apenas tem 50 € de quota...).
Entretanto enquanto a nossa Seicaozita pensa e estuda, o Mr.Mike vende e trespassa a propriedade dos escritorios da STRAWBERRY em frente a praca de taxi atraves da imobiliaria SELECTED PROPRERTIES que tambem pertence ao Mike atraves da NI JINSKY onde ele colocou o nome da filhota COCO Heavy, detentora da Sociedade Coco Cafes e Restaurantes, etc.
Entao vejamos, o Mr. Mike pede um gestor de insolvencias do tribunal, diz que ta falido, mas quer recuperar economicamente sem as pressoes dos donos dos hoteis que lhe congelaram as contas... mas entretanto, enquanto ainda vai fazendo mais reservas online nome dos hoteis, vai passando os clientes e as carrinhas, escritorios e propriedades vendendo tudo para AGENCIA LIDO TOURS atraves da empresa SELECTED PROPRERTIES que esta em nome da filha que por sua vez e socia minoritaria com 50 € na NI JINSKY SGPS que como sabemos e a socia maioritaria do papa Mike na STRAWBERRY LDA.
Bolas, isto e para enganar quem?
Entretanto NI JINSKY e socia de uma empresa de OFFSHORE que e socia da NIJINSKY LTD no Reino Unido onde o Mr Mike detem uma fortuna de Milhoes e Milhoes em propriedades de luxo, cafes, restaurantes e terrenos...
Bom, entretanto a nossa Secretaria Seicaozinha vai estudando o Mr. Mike, MARIDO DA SUA GRANDE AMIGA SIAN LESLY e dancarina no Casino de Dionisio Pestana... enquanto ele apanha uma daquelas limusines pretas VIP onde viajam as suas call girls da Madeira Escort e voa com os milhoes que faltam nos hoteis da Madeira que entretanto nao pagam aos trabalhadores e vao a falencia.
THE END