Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cultura, Culturas





ABANDONO E DEGRADAÇÃO DO EDIFÍCIO DA RDP-MADEIR​A







Há dezanove anos a RDP-Madeira transferiu-se da velha casa da Rua dos Netos para um novo edifício, na Rua Coronel Sarmento.
A 28 de Maio de 2011 os diferentes canais da rádio pública passaram a ser emitidos a partir do edifício da RTP-Madeira, no Caminho de Santo António.
Um edifício construído de raiz, que custou muitos milhões de euros, funcionou apenas dezoito anos!
Na altura do abandono dos estúdios da Coronel Sarmento, Martim Santos, diretor da RTP-Madeira, em entrevista emitida pela RDP, fez algumas declarações, que, aqui e agora, julgo interessante reproduzir. Segundo o jovem gestor, a mudança representava “uma redução de custos e um aproveitamento de sinergias entre a rádio e a televisão” e um investimento que permitia “dotar a rádio de melhores condições de trabalho quer a nível dos meios técnicos, quer a nível das próprias instalações”.
A mudança dum edifício projetado especialmente para a rádio e motivo dos maiores encómios aquando da sua inauguração, para um sector adaptado no prédio da televisão e com equipamento excelente para uma rádio escolar, custou “pouco mais de 1.300.000 €”. Uma ninharia se comparamos com a depreciação do edifício da Rua Coronel Sarmento, que ainda não completou vinte anos e já parece um velho. Anteontem ao passar frente àquela casa, onde trabalhei muitas e agradáveis horas como colaborador na área da educação ambiental, senti revolta perante o seu estado de abandono e degradação.
Seguindo a notável tradição de bem gerir a rádio e televisão públicas, um edifício que custou milhões vai ser vendido por tostões…
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 
 





 
 
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Acabei de ler que a RTP/Madeira e RTP/Açores custaram no 1º semestre deste ano o total de 15 milhões.
Será que vamos descobrir que a RTP/Madeira custa ao orçamento de Estado qualquer coisa como 12 milhões anuais (supondo que a RTP/Açores custa mais que a nossa)?

amsf