Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desporto



MARÍTIMO: 102 ANOS DE GLÓRIAS
 

Antes de 20 de Setembro de 1910, o Glorioso já funcionava e participava em jogos





 
O CS Marítimo completa hoje 102 anos de vida. A data oficial da sua fundação aponta para o 20 de Setembro.
No entanto, possuimos provas de que, antes de Setembro de 1910, já existia este CS Marítimo. Aqui publicamos uma informação curiosa que encontrámos na colecção do Diário de Notícias:






Por aqui se vê que em Agosto de 1910, dia 7, no caso, já o clube satisfazia compromissos no terreno de jogo: desafio no Campo Almirante Reis contra o Club Sports Inglês.
Daqui não sabermos desde quando já funcionava formalmente a colectividade verde-encarnada.
Isto enquanto outros clubes madeirenses procederam a expedientes de vária ordem para ganhar mais antiguidade... no papel.
 
Também já tivemos ocasião de publicar um anúncio provando que o Marítimo funcionou na época de 1933-34. Simplesmente não participou no Campeonato da Madeira de Futebol em protesto contra as influências do Nacional para obrigar à transferência do futebol do Almirante Reis para os Barreiros, o que encarecia significativamente a despesa dos clubes.
 
É redondamente falso, pois, que nalguma ocasião o Marítimo tenha fechado portas.
 
O dia de hoje é de festa,  nem faltando um jogo no Funchal para as competições europeias, o que manifesta o crescimento da colectividade mais popular das ilhas desde os primeiros pontapés no Almirante Reis.
 
Os parabéns da 'Fénix', avezinha que confessadamente veste de verde-rubro.
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Está a falar do CF União???

Anónimo disse...

fechou a porta 2 anos sim senhor...se o maritimo "funcionou" era para fazer o quê?...pode dizer?...se não disputaram qualquer dos jogos, se os jogadores sairam todos, funcionaram como?