Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de setembro de 2012




JOTINHAS COM RECEIO DE IR PARA CASA DE NOITE



Os jovens do laranjal não andam aterrorizados com o 'papão' ou algum vampiro, mas com os operacionais do ex-líder, que rondam com gana os passos dos sucessores







 
Viu-se nestes dias como se transforma rapidamente de tórrido em insuportável o clima de guerra entre os actuais dirigentes da JSD-Madeira e os que saíram do poleiro naquela espécie de golpe de estado que tanto deu que falar.
O episódio mais recente baseou-se na tomada de posse dos novos membros da comissão política da JSD-Funchal. A nova onda chefiada por Rómulo Coelho botou os discursos normais da ocasião e a liderança deposta viu naquelas palavras uma série de provocações que não encaixaram bem.
Ou Pedro Pereira vivera mais uma noite turbulenta ou os sequazes tiraram partido dos nervos à flor da pele do chefe para o atiçarem a novo ataque aos sucessores.
 
"Analfabeto" para aqui, "analfabeto" para ali - eis a tónica do comunicado que, minutos depois da alvorada, corria pelas ruas do Funchal em direcção às redacções.
 
Resultado: os corpos dirigentes da Jota em funções tremem que nem varas verdes quando têm uma acção política à noite. Como chegar a casa em segurança, inteiros, sem alguma emboscada pela mão dos companheiros de partido, esses figadais inimigos que preparam o regresso de Pedro?
Soubemos das conversas que alguns dos actuais dirigentes, em pânico, trocam entre si, quando é noite e urge voltar a casa.
- "Eles" andam a rondar... Por amor de Deus, não desliguem o telemóvel! Só quando eu telefonar de casa é que...
 
Bom, chegar ao aconchego do lar são e salvo já não é proeza desprezível nos tempos que correm - dizemos nós - Mas não é tudo. Todos se lembram da fase da Herdade Chão da Lagoa, este mês. A zaragata estalou na véspera da bebedeira e da discursata jardinista lá em cima. Depois, a rapaziada de Pedro Pereira precisava de "conversar" com Rómulo Coelho e não o encontrava. Que fez então? Apedrejamento da casa do rapaz, para ele ver o que é bom.
Não estamos a denunciar quem apedrejou, só estamos a palpitar pela cabeça dos outros... porque não queremos ir parar a tribunal como vai o Eng.º Costa Neves à conta de ter apontado as azelhices do rei das Angústias no caso do aterro. Azelhices que normalmente acabam sem que ninguém seja demitido ou preso - reiteramos o que disse Henrique Costa Neves, já agora.
 
Pronto, no que toca à Jota, as coisas estão neste pé: a equipa de Rómulo ganhou o congresso jovem, tomou conta do poder, não hostiliza o candidato sénior Miguel Albuquerque nem anda na batatada com a oposição. É uma forma de lidar com a vida política. Mas não se livra de apanhar às unhas dos próprios co-partidários postos fora da Jota.
 
É um perigo andarem de noite? Também não faz assim tanto mal chegar cedo a casa. Há uns jogos novos na net, as novelas proliferam até à vomição, e depois não se gasta dinheiro sentado no sofá.
Que tal fazerem as reuniões da comissão política ao princípio da tarde? (muito de manhã, não, porque correm o perigo de encontrar pelo caminho os que chegam directos da night...)
 
A sério: quem havia de dizer que o laranjal seria o pior carrasco dos laranjas?
Há uma deputada que pede a todos os anjinhos (ou seja, os companheiros na jota de hoje) que esperem pelo seu sinal via tlm de que já chegou a casa!
  

1 comentário:

Anónimo disse...

É melhor começarem a tirar licença de arma como fez o deputado do PND! Se fosse comigo dizia na cara do Pedro ou parava com a intimidação ou dava cabo dele! Aconselho é que actual direcção da JSD retalie e começe a criar um grupo de defesa ou contrate seguranças tal como fizeram nas eleições da jota...