Powered By Blogger

sábado, 15 de setembro de 2012

Madeira ao Vivo




MILHARES NA PRAÇA DO MUNICÍPIO CONTRA GOVERNOS DE PASSOS E JARDIM


Enchente e fervor assim, apenas nos dias da Revolução dos Cravos e em 1931.



Bandeiras verde-encarnadas, o Hino Nacional e gritos Por-tu-gal!, Por-tu-gal! no cartão vermelho aos "governos da troika"


Pelas 17h30, ainda chegavam manifestantes a uma Praça do Município já colorida com bandeiras nacionais e cartazes. O Hino Nacional entoado espontanemante, seguido de uma palavra de ordem gritada com arrepiante entusiasmo - Por-tu-gal! Por-tu-gal! -, rompeu a tarde escura e a tela de chuva miúda na atmosfera funchalense.
Um 'cartão vermelho' mostrado com ganas num ambiente de patriotismo a que ninguém conseguia ficar indiferente. Gente de todas as idades. Mas sobressaíam, em gargantas vigorosamente jovens, os apelos à luta e a crítica mordaz aos governos que levam o País e a Madeira para o abismo social e financeiro.
As cores da bandeira nacional e o fervor lusitano respondiam eloquentemente a quem lida nas ameaças de venda da Madeira a potências estrangeiras sedentas de posições geo-estratégicas nesta zona do Atlântico.
Que ali não se atrevesse nenhum traidor!
 
Quando de saímos da Praça para fornecer esta informação, ainda chegava gente, pois. Jornalistas de serviço no local calculavam 5 mil manifestantes para o pico da manifestação. Um recorde.
 
Ambiente de cidadania empenhada como o deste sábado na Madeira, só nos dias da Revolução de Abril e, pelo que sabemos, durante o mês em que a Madeira (1931) resistiu valentemente ao cerco imposto pelo ditador Salazar, que, quem iria adivinhar, teria fiéis seguidores como governantes já em pleno regime democrático.
 
Esperamos que nas outras cidades do País o fervor anti-Troika e anti-governo de Passos Coelho atinja níveis parecidos.
 
 

1 comentário:

Paulo disse...

Acordem Madeirenses::........Gostei de ver, parabens.