Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2012

Delírios da Madeira Nova



 
O DESGOVERNO, A CÂMARA E OS TITULARES DESASTROSOS


  

Chefe da tabanca regressou ontem à noite a espingardear em todas as direcções e sentidos, como costuma fazer para mostrar que chegou e para aterrorizar os mais rebeldes da sua tribo.
No meio das habituais e hilariantes bojardas, o sua excelência das araras declarou a plenos pulmões: "Esse senhor (Miguel Albuquerque) é o presidente mais desastroso de toda a história da autonomia nas câmaras do Funchal!"
 
A explosão do chefe só vem confirmar o que aqui afirmamos de quando em vez: o laranjal tem impingido às populações quadros incompetentes, "desastrosos", para gerir a coisa pública, consumindo o património, os dinheiros do erário e o juízo dos terráqueos ilhéus.
E como é que isso acontece?
 
Das duas, uma: chefe Jardim tem escolhido esses "desastres" ou por não ver um palmo de política diante do nariz ou de propósito para nenhum competente lhe fazer sombra independentemente da ruína que possa provocar na ilhota.
 
Como é que o homem candidata tantas vezes para gerir a câmara da capital madeirense um autarca "desastroso", como ele classifica Miguel Albuquerque?
Vá lá que chefe das Angústias tenha sido obrigado a isso em 1993, surpreendido com a demissão de Virgílio Pereira - aliás provocada pelas 'bicadas' do chefe contra o Professor naquelas bebedeiras do Bar Henrique.
Virgílio saiu e ascendeu Albuquerque à presidência, porque era o '2' da lista.
Vamos dar de barato também que, desde 1994 a 1997, resto do mandato desempenhado por Miguel, o grande chefe da tribo não chegasse a perceber devidamente a 'avezinha desastrosa' que estava ali.
Mas houve eleições autárquicas em 2001! Então, Miguel já tinha 'desastrado' durante sete anos! E candidatou-o mais uma vez, para 'desastrar' mais, rebentando com a cidade capital? O homem das Angústias é burro? Ou quis contentar o rapaz para que não levasse em frente os indícios de rebeldia e a ambição política que então se notava despontar naquela cabecinha?
 
Senhores! Mais um mandato, mais eleições autárquicas em 2005. Não é que chefe, indiferente aos interesses da população, torna a meter em n.º 1 da lista "o presidente mais desastroso de toda a história da autonomia nas câmaras do Funchal"?! 
Já tinha mais que tempo para o concluir!
 
Porém, não satisfeito por "desastrar" a cidade através do "desastroso" presidente durante aqueles anos todos, o homem insiste em 2009 com a mesma receita para mais quatro!
E só agora, em 2012, quase 20 anos depois de pôr Miguel Albuquerque a "desastrar" isto, vem ele confessar o que costuma fazer para se manter no poder, que é meter "desastrados" nos lugares que dão visibilidade, porque se lá pusesse competentes certamente ficava ele ofuscado e além do mais contaria com concorrência aos seus próprios cargos.
...Tal como acontece com Albuquerque, excepção em que se enganou redonda e rotundamente.
 
Agora pode perceber-se o conceito que o chefe das Angústias faz de quantos tem colocado em listas e em cargos públicos, na longa noite da ditadura ilhoa.
Indiferente aos péssimos resultados que impingiria à Madeira, aliás à vista de todos hoje,  ele acha que escolheu gente "desastrosa" para todos os seus governos, câmaras da sua cor, deputados regionais, nacionais e europeus, enfim.
 
Escapa ele à razia. Ou não se tratasse do 'Unico Importante. 
 
 

2 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

As ditaduras são todas iguais. Começam com boas intenções mas não podem fugir ao destino. E este depende a qualidade dos lambe-botas invertebrados que a servem. Porque os competentes, como bem refere, fazem sombras incomodativas.
Nesse contexto envenenado, o ditador cedo se torna insubstituível e, claro, nunca mais há ocasião para a passagem do testemunho, por mais desastrosa que seja a governação.
E é por estas e por outras que as ditaduras acabam quase sempre mal e, pior ainda, à traulitada. Que é o que nos espera se não houver mudança.

Anónimo disse...

o principal dos desastres de Miguel Albuquerque é que nas ultms eleições tem tido no funchal sempre mai votos que o UI. ao contrario dos delfins que coitados
comem e calam porque nunca mostraram o que valem , Miguel Albuquerque tem votos e isso o UI não adimite.