Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Efeméride



RÁDIO EM FESTA




O mítico '27' da Rua dos Netos já não está ali.


Festa de entrega de prémios do Torneio de S. Gabriel. Há muito, muito tempo...

 
 
Um programa de dia inteiro em directo a partir da Praça da Restauração está a marcar a festa de aniversário da RDP-Madeira. Gente de todos os tempos, das várias fases da existência da estação pública, a contar vivências mais fulcrais ou mais marginais de uma história recheada de bons e maus momentos, sempre na tentativa de oferecer o melhor serviço aos ouvintes da Madeira, do todo português e das comunidades no estrangeiro.

Tendo começado por colaborar no centenário 'Diário de Notícias', a nossa primeira ocupação profissional efectiva aconteceu dentro daquele centro regional, nos loucos anos 70 do pós-Revolução dos Cravos, em que "a rádio da minha rua', como dizia Juvenal Xavier num dos programas que realizou e apresentou, andou envolvida mais ou menos voluntariamente nos espaventosos acontecimentos da época.

Vivemos intensamente a camisola de uma estação que alcançou uma empatia incrível com a população madeirense, do Porto Santo ao Porto Moniz. Tempos em que a rádio da Rua dos Netos constituía o palco mais procurado pelos famosos da Região.

Para nós, foi a magia de um sonho de que acordámos cedo, escassos 15 anos depois da entrada no '27'. Chegou o dia de dizer adeus aos companheiros, aos gravadores e às folhas verdes de bater notícias à máquina. Atraídos por outras aventuras jornalísticas emboscadas nos meandros do desconhecido, zarpámos Rua do Castanheiro abaixo, depois de um último trago na Tangerina, deixando para trás um bocadinho de coração. 
Outros também partiram da Rua dos Netos. Muitos continuaram. Um futuro de carreiras distantes, mas sempre juntas no coração.
Novos apaixonados pela rádio entraram.
A rádio continua, depois da transferência da carismática Rua dos Netos para a Tenente-coronel Sarmento e para o centro da RTP, nas Madalenas.

Os tempos são outros, a realidade fragilizou a sustentação financeira da casa. Em todo o lado. Mas, pelo que se percebe do produto final, os trabalhadores da estação pública tentam vencer as vicissitudes e fidelizar audiências. 

Antes de deixar aqui umas imagens para os mais velhos recordarem tempos da pedra lascada, endereço um abraço aos antigos companheiros da rádio, incluindo Emanuel Abreu, Carlos Aguiar, Manuel Correia, Anaísa Aguiar, Luís Alves, Amadeu Gouveia e outros diabretes como nós que nos deixaram precocemente.


José Manuel Ferreira, Luís Augusto e Amadeu Gouveia à porta da Atlantilivro, do nosso Amigo Jardim A passagem de modelos corre no passeio em frente, junto do '27'.

Os radialistas, equipados à Porto, foram aos Prazeres vencer por 2-1 o Jardim do Mar, de Angelino Sumares, Luís, Zeca, etc. Os trunfos da RDP, foram, além do árbitro Fernando (descamisado), o 'cabecinha de ouro' Tiago, João José no eixo defensivo da refrega, Luís Alves (jogou de relógio para controlar) e a decisão de deixar Carlos Melim, o guarda-redes suplente de Juvenal, o tempo todo no banco.

Rogério Abreu e Tristão Câmara na serra, durante o rali. Os intervalos entre a passagem dos carros eram mais trabalhosos.

Sena Santos era presença infalível nas 'Interferências de Verão' e chegou a vir à Madeira, com direito a passeio pela Encumeada...

...E a um cruzeiro na lancha de Amadeu Gouveia, o nosso 'Sr. Airinhos'.



José Roquelino Nóbrega fez anos e convidou meia ilha para um almoço inesquecível no 'Caravela'. Paulo Autuori, na época treinador do Marítimo, esteve entre os convivas, como Daniela Maria e Leonel de Freitas, colegas do aniversariante na RDP.

Mário Oliveira no controlo da emissão. Era o nosso 'puxó-linha'.

Convencidos de que era chegar à baixa e tomar conta do mundo... Este vosso amigo, José Roquelino, Ivo Caldeira, Ribeiro Franco.

Luís Augusto, famoso Johnny Pluma das 'Interferências', fez a viagem de estreia do 'Alisur Amarillo', aparecendo aqui à conversa com José Lino, já no Porto Santo. O curioso é que parte da comitiva, dado que à boca do cais porto-santense havia quiosques bem apetrechados, não saiu dali o dia todo. Foi chegar, ficar ali e voltar para o 'Alisur'. Resultado: tivemos de cortar esta imagem para a publicar hoje, porque os outros ficaram muito mal no retrato.


Alô Móvel 1, alô Tiago, Pires, Vieira, Ribeiro... Central chama, escuto!

Rogério Abreu nasceu para animar emissões de rádio. E cumpriu o destino.

As célebres reuniões do governo regional na Quinta do Santo da Serra. Lá está, ao fundo, a nossa equipa da RDP (o técnico é Carlos Aguiar). Mas há mais gente da comunicação social que muitos recordarão: Fernando Melim (Eco), Ramos Teixeira (RTP), Afonso Almeida (figura histórica da RDP mas à época em serviço da Anop), José Manuel Rodrigues (pelo Jornal da Madeira - e actualmente metido em cavalarias políticas), Elias Gouveia (operador da RTP), e ainda Filipe Malheiro, que foi jornalista do JM e director da Anop.

O técnico Gil Romero (ou 'Folhinha', quando marcava muitos golos pela nossa equipa) no apoio para um relato de futebol, algures nos campos da Madeira Nova.

Selecção representativa dos órgãos de informação, em actuação nos Barreiros. O seleccionador recrutou na RDP alguns 'craques' como Juvenal Xavier, Paulo Abreu, Bráulio França (correspondente em Santa Cruz), Manuel Correia e Luís Augusto, que não se equiparam por lesão, estes dois últimos. Mas compareceram mais figuras conhecidas do meio radiofónico e da imprensa - Gastão Diniz (PEF), João José (ERM), Ivo Agostinho (JM), Rui Marote (repórter fotográfico do Mundo, JM e DN), Nicodemos Fernandes (DN), Filipe Malheiro (JM) e Albino Andrade (RTP).


Para concluir a 'expo fora de prazo', aqui ficam algumas imagens da viagem de camioneta a Santa Cruz organizada para comemorar o fim da radionovela 'Neto Herói' (paródia à telenovela 'Pai Herói' da TV), feita na Rua dos Netos com protagonistas da RDP.









Sem comentários: