Powered By Blogger

sábado, 20 de outubro de 2012

Política das Angústias / SÁBADO



LISTAS DE ALBUQUERQUE AFINAL TINHAM CHEGADO... E JÁ ESTÃO AFIXADAS



Ainda na edição desta quinta-feira, o 'jornal de campanha' de chefe Jardim, ex-JM, fazia constar num daqueles artigos não assinados e esgravatados não pelo director mas precisamente pelo citado chefe das Angústias, que as listas de Miguel Albuquerque ainda não haviam chegado à posse do conselho jurisdicional do PPD.
Vai-se a ver o caso e dá-se, poucas horas depois, com as ditas listas afixadas - com a denominação de 'B' - nas sedes do partido.
Toda a gente sabia que a candidatura miguelista comparecera na Rua dos Netos para cumprir as exigências estatutárias: apresentar listas à comissão política e ao secretariado, acompanhadas pelas 100 assinaturas de militantes proponentes (e foram muito mais de 200).
De maneira que aqueles serviços na 'gaiola das malucas' é que estavam emperrados.
Tanto assim que, como por um passe mágico, as listas desafiantes já estão reconhecidas e afixadas como determina o regulamento.
Enfim, estratégias de quem dorme tremendamente mal de há uns tempos para cá, receando a perda de importância e de tacho.


Altura errada para Miguel Albuquerque provocar eleições? Mas o chefe Jardim é que as antecipou!

Cada uma das candidaturas tem as suas virtudes e os seus defeitos. Mas choca ver o abuso monumental de meios públicos (incluindo a folha do ex-JM) que quem está no poder há 34 anos utiliza para deter o challenger. O caso vai tremido, vai...

Uma ideia posta em órbita pelo próprio recandidato das araras e seus jagunços escriturários é que este foi um momento errado para fazer briga interna, para provocar eleições com vista à liderança.
Mas essa acusação - se não estamos com a vista empenada - tem de ser feita ao chefe Jardim.
O congresso com eleições devia ocorrer no próximo ano e ele, por sua conta, resolveu antecipar a luta para esta altura.
Afinal, quem escolheu a saga eleitoral partidária para esta 'fase errada'?

Com mais uma achega: quem quiser encarar a situação com o pragmatismo que se impõe, qualquer momento para varrer o sapatrismo jardineirista refulge como o melhor possível.


Este governo já não governa com o programa votado pelo povo, logo deve cair... como chefe Jardim fez em 2007

Outro mito em circulação para comer patos é o da hipotética infelicidade que atingiu Albuquerque quando o candidato avisou que, em caso de vitória sua no partido, avançaria para eleições regionais antecipadas.
Sem mandato para defender o sr. Miguel, até porque o advogado é ele - e já trabalhou na profissão, ao contrário do seu opositor -, fazemos questão de emitir opinião.
Alguém acharia bem que o homem da câmara vencesse as eleições no covil de víboras e deixasse ficar tudo como está? Pois se até os votantes no troglodita PPD estão 'pelos cabelos' com um desgoverno que não tem verba para fazer uma obra que seja (a não ser a do aterro, paga pela lei de meios), um desgoverno que não tem autorização dos seus capangas de Lisboa para mexer em dinheiro, que criou 23 mil desempregados e pobreza extrema até em famílias da classe média, e escondeu uma multa que os bisnetos desta geração ainda estarão a pagar!
Ainda que não provocasse eleições antecipadas, Albuquerque teria de mandar abaixo aquele desgoverno que só faz conferências, passeios pelo campo, entrega de diplomas de lavores e festas do amendoim e do tremoço.

Convém até lembrar que este desgoverno regional por definição nada governa. Governar é com Gaspar. Ora, se não governa, logicamente não aplica no terreno as linhas programáticas que fez o eleitorado votar maioritariamente em 2011. 
Que argumento utilizou chefe Jardim para provocar a dissolução do parlamento em 2007? Na altura, disse que precisava de ir para eleições antecipadas porque o garrote (!) que Sócrates e Teixeira dos Santos impingiam à Madeira o impediam de cumprir o seu programa de governo votado pelo eleitorado.

Bolas, sejam coerentes.
É cada asneira nos panegíricos de jornal e programas de TV exalando valium para o sofá de cada um!

Que não era o momento oportuno! E é momento oportuno para um chefe de governo andar a passear pelas Europas, longe do esfomeado povo, tratar de autárquicas a um ano de distância, basofiar sobre revisão constitucional e ocupar-se obsessivamente de segurar o tacho entregando-se à campanha interna lá do partido?!

1 comentário:

Paulo disse...

Para AJJ quanto mais cedo o Congresso melhor, porque se fosse para o ano, perderia de certeza. Miguel Albuquerque foi com muinta sede ao pote, e pode deitar tudo a perder. Ganhe quem ganhar, vai rolar cabecas na Rua dos Netos e na Camara, nada sera como antes.