Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Madeira ao Vivo




QUE MAIS IRÁ ACONTECER AOS MADEIRENSE​S?
 





A Direção Geral de Saúde confirmou esta tarde a existência de duas pessoas com febre de dengue na Madeira, suspeitando da existência de mais 22 casos, podendo “configurar um surto da doença” na ilha. Os dois casos confirmados são de pessoas que não saíram da Madeira, logo foram picadas cá. No dia em que o carrasco Gaspar voltou a atacar, os madeirenses anoiteceram com a terrível confirmação de algo que há muito se suspeitava. A dengue está aí!
Mesmo que seja acusado de aproveitar uma desgraça para fazer política, não hesito em responsabilizar o governo regional pela incapacidade de travar o nemátodo, que acabará por destruir todos os pinheiros bravos, de controlar o avanço do escaravelho, que continua a dizimar as palmeiras das Canárias e já ameaça outras espécies de palmeiras, e da forma quase amadora como enfrentou o foco inicial, na freguesia de Santa Luzia, e o processo de difusão do Aedes aegypti, o terrível mosquito transmissor do vírus da febre de dengue.
Como é habitual, o governo regional arranjará mil e uma justificações para tentar enjeitar as suas responsabilidades neste grave problema de saúde pública. Mas antes que venham responsabilizar as alterações climáticas e culpabilizar a população, que não escuta os avisos oficiais, deixando água estagnada nos pratos debaixo dos vasos das plantas e dentro dos pneus abandonados, publico fotografias do terraço do mastodôntico edifício da Praça do Mar, que funciona como incubadora de mosquitos. Para além deste exemplo emblemático, poderei mostrar muitos outros casos reveladores do desnorte oficial.
Foram as cheias catastróficas de Fevereiro. Foram os terríveis incêndios de Agosto de 2010 e Julho de 2012. Foi o buraco financeiro escavado durante anos e descoberto em Setembro de 2011. Agora é a confirmação da febre de dengue, “detetada há vários anos em mosquitos capturados na ilha”.
Que mais irá acontecer aos madeirenses?
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 
 

 
 
 
 

Sem comentários: