Powered By Blogger

sábado, 10 de novembro de 2012

Cultura, Culturas




Da serra escalvada à serra florida





 
 
Com muita persistência e algum saber podemos ajudar o maciço
do Pico do Areeiro a recuperar a biodiversidade. Porque acreditamos que é possível transformar a serra escalvada numa serra florida, passámos mais um dia a plantar espécies indígenas adaptadas ao ambiente edafoclimático dos píncaros da Ilha. Plantas que deverão adaptar-se com sucesso às previsíveis alterações climáticas.
O trabalho começou com frio, nevoeiro e chuva miudinha. Por volta da uma da tarde, quando já estavam na terra mais de 500 plantas, as condições atmosféricas pioraram, o que obrigou a uma paragem e a um recuo estratégico até ao abrigo.
Como por magia, em menos de meia hora o tempo transfigurou-se. O céu azul e os raios de sol impeliram-nos para o terreno e às duas e meia, quando o macarrão quentinho foi para a mesa, já estava tudo plantado. Na terra ficaram mais 730 plantas, de 7 espécies indígenas da Madeira, criadas no viveiro da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, localizado na Quinta Jardins do Lago.
No fim de mais esta jornada em que estiveram empenhados 31 voluntários, é justo fazer um agradecimento especial a Heike e Torsten Poggenklas, um casal alemão que, desde Outubro de 2010, vem trabalhando com grande entusiasmo neste projeto. Amanhã regressarão à Alemanha, mas em Janeiro cá estarão para mais umas férias ativas com a flora da Macaronésia.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 









 

Sem comentários: