Powered By Blogger

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cultura, Culturas



A CULPA NÃO FOI DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS


Lombo do Cunha - São Jorge


Na “Madeira Velha” os mestres erguiam muros de pedra aparelhada capazes de suportar com eficácia os tabuleiros de solo e refrear a erosão.
Na “Madeira Nova” constroem-se muros de betão, não raras vezes projetados em gabinetes privados por engenheiros funcionários públicos, para aterros que, com alguma sorte, poderão ser cultivados.
Tudo legal. Tudo com a aprovação das câmaras, dos serviços hidráulicos e agrícolas do governo regional. Tudo com apoio financeiro da Europa.
Os exemplos são mais que muitos, mas para já limitar-me-ei a um caso notável.
No sítio do Lombo do Cunha na freguesia de São Jorge, concelho de Santana, durante anos foi crescendo um aterro no local conhecido por Banda da Fonte.
Ignorando a ação da água da nascente, que esteve na origem do nome daquele lugar, os camiões foram despejando terras e alterando a orografia. Com o objetivo de conter o aterro, foi construído uma enorme parede de betão com drenos minúsculos.
A água da nascente, mais a água da chuva, mais milhares de metros cúbicos de terras acumuladas, mais um muro fracalhote, estiveram na origem duma enxurrada na madrugada de 05 de Novembro de 2012.
Desta vez não morreu ninguém e por isso não foi notícia. No entanto, as marcas do caudal de lama e restos vegetais ainda visíveis ao longo do córrego da Igreja até ao Calhau de São Jorge, o estado em que se encontra o muro do aterro e o volume de terras que poderão ser arrastadas nas próximas chuvas, exigem uma intervenção urgente e tecnicamente bem orientada, com o objetivo de evitar uma catástrofe anunciada.
As 14 fotografias com que ilustro esta nota são mais que suficientes para demonstrar que a enxurrada do dia 05 em São Jorge não foi por culpa das alterações climáticas. As terras, as canas vieiras e os troncos correram do Lombo do Cunha para o Calhau de São Jorge devido à incúria humana!
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 

Lombo do Cunha - São Jorge

Lombo do Cunha - São Jorge

Lombo do Cunha - São Jorge

Lombo do Cunha - São Jorge

Lombo do Cunha - São Jorge
Aqueduto obstruído

Aqueduto obstruído
Aqueduto sob o edifício da Junta de Freguesia

Aqueduto sob o edifício da Junta de Freguesia
Pelo caminho rasgou outro aterro
Córrego da Igreja ou das Flores perto do Calhau de São Jorge
Foz do Córrego das Flores
Calhau de São Jorge
 
 

1 comentário:

jorge figueira disse...

Palavras para quê?