Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de novembro de 2012



O jornalista-escritor Ribeiro Cardoso divulga esta sexta-feira no site do Clube de Jornalistas um oportuno artigo sobre a situação política na Madeira, em especial as eleições no PPD a ocorrer ao fim do dia.
É esse texto do autor de "Jardim, a Grande Fraude" que transcrevemos seguidamente, com vénia e a devida autorização.
Imperdível.




Hoje há ‘eleições’ à Jardim no PSD Madeira
 
DOIS CANDIDATOS, TUDO VICIADO À
 
 PARTIDA
 
 
 
Realizam-se hoje eleições internas no PSD Madeira e pela primeira em 38 anos há duas listas na disputa, lideradas por Alberto João Jardim e um seu ex-delfim, Miguel Albuquerque.
Só este facto –ter acabado a lista única – é um acontecimento ultra-relevante, tal o estado miserável, em termos democráticos, em que a Madeira vive há décadas para vergonha de todos nós.
Acontece, porém, que as eleições desta noite, seja qual for o resultado, são um vómito. Por uma razão simples: os dois concorrentes nem de perto, nem de longe, tiveram igualdade de condições na corrida. Como, de resto, se sabia à partida, tal é o despudor do ditador de serviço, e seu séquito, desde 1976.
Para esse vómito, a que alguns chamam escarro, teve papel preponderante um pseudo órgão de informação: o “Jornal da Madeira”, que custa ao erário público (isto é, a todos nós) cerca de 5 milhões de euros por ano e está, de joelhos e sem qualquer pingo de dignidade, única e exclusivamente ao serviço de soba que levou a Região Autónoma da Madeira à miséria e a ser tudo menos autónoma.
O modo aviltante como esse pasquim ‘cobriu’ estas eleições internas do PSD é de bradar aos céus – até porque no seu cabeçalho continua o nome de um padre da igreja católica local. Uma igreja dirigida por um bispo menor, que em troca de uns miseráveis marevedis, se colocou de cócoras, ou de joelhos, perante o seu novo senhor, o barão de Quebra Costas, como também é conhecido o soba Jardim.
Como se tem visto desde há anos, e se viu agora com especial relevo neste pequeno período eleitoral relativo à vida interna do PSD da Madeira (sem que o PSD nacional, como acontece há décadas, dissesse um ai ou um ui), chamar órgão de informação ao ‘JM’ é uma burla: aquela coisa embrulhada em papel de jornal não é mais do que uma rasca central de contra-informação e propaganda ao serviço do Bokassa ilhéu, como um dia lhe chamou o arrependido Jaime Gama.
Mas Lisboa, hoje como há décadas, continua criminosamente a olhar para o lado.
 
Ribeiro Cardoso
 
PS: Em termos de informação local, apesar das condições difíceis e até perigosas existentes, alguma coisa vai mexendo na Madeira. É o caso do “Diário de Notícias”, que apesar de tudo vai mantendo uma linha aceitável de independência face ao ditadorzeco de serviço. E na blogosfera local é igualmente de toda a justiça destacar o papel vigoroso que vem desempenhando o blogue “Fénix do Atlântico”, do veterano jornalista Luís Calisto, que conhece como poucos o mundo dos media locais.
 
A título de exemplo, chamamos a atenção para dois esclarecedores textos ali publicados, ontem e anteontem, sobre as eleições internas no PSD-M.

Sem comentários: