Powered By Blogger

domingo, 23 de dezembro de 2012

Ambiente



ONDE VÃO ACOSTAR OS NAVIOS DE CRUZEIRO?



Na face exterior do cais, com cerca de 300 metros de extensão, serão depositados tetrápodes, o que inviabiliza a acostagem dos navios de cruzeiro.



Na última semana, a Vice Presidência do Governo Regional da Madeira enxameou o Cais da Cidade e a Avenida do Mar com cartazes gigantes, com o objetivo de convencer os madeirenses e mostrar aos turistas a extraordinária intervenção na Baía do Funchal, que transformou a baixa da cidade num pandemónio de poluição sonora, fumarada e poeirada, mas que, a acreditar nos textos poéticos que acompanham as imagens, vai transformar a capital madeirense num paraíso na Terra.
Ontem, enquanto olhava no cais para aqueles desenhos, tive de ouvir distintos representantes do povo superior dizerem que “este gajo é do contra, mas vai ver os navios atracarem no novo porto. A nossa Madeira precisa de obras destas e quem não gosta, não estraga”. Porque a cobardia é uma das qualidades dessa gente que fala pelas costas, dirigi-me a um dos comentadores e, olhos nos olhos, perguntei-lhe se era capaz de me mostrar no cartaz onde é que iam acostar os tais navios de cruzeiro. E como não me respondeu de imediato, logo lhe questionei se era possível encostar um navio numa muralha com tetrápodes. O diálogo acabou por ali, porque no cartaz estão peças de betão colocadas umas sobre as outras para proteger a face exterior do tal cais, o que impede a acostagem de navios (fotos 01 e 02).
Barcos encostados no cais, só no projeto publicado no sítio da Presidência do Governo a 15 de Fevereiro de 2011 (foto 08).
Quem é que nos anda a enganar? O Presidente ou o Vice Presidente?
Mas para além de nos mostrarem tetrápodes em vez de navios, os cartazes do Senhor Vice ainda contêm outras interessantes novidades.
No projeto publicado no sítio da Presidência constavam 3 praias a leste das fozes unidas (foto 08). Agora só estão a ser construídas duas e como é possível observar nas fotos 06 e 07, a mais ocidental tem a particularidade de obstruir a foz do Ribeiro da Nora, que nos últimos dois séculos transbordou várias vezes. Estão a ser criadas condições para, em momentos de cheia, as águas turbulentas invadirem facilmente a Rua de Santa Maria, o Largo do Corpo Santo e o Jardim do Almirante Reis. O Hotel Porto de Santa Maria beneficiará das novas praias, mas ficará muito mais vulnerável aos caudais lamacentos do ribeiro. O desenho peca por não mostrar o descarregador de emergência da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) na praia ocidental.
E que dizer da extraordinária praça que se estenderá da Assembleia Regional até ao jardim da maresia (foto 04) “com zonas de estar, percursos pedonais rodeados por árvores e plantas”? No mínimo, que será um espaço urbano tão inovador que as árvores ali não são plantas.
Por fim, e para não vos maçar mais, quero apenas dizer que fiquei embevecido com o desenho da futura Praça da Autonomia e com a sua relação harmoniosa com as ribeiras siamesas.
E tudo isto pela módica quantia de 80 milhões de euros da Lei de Meios, mais uns trocos sobrantes do QREN. Uma ninharia, se tivermos em conta a segurança que estas obras trarão à cidade.
Muito obrigado Senhor Vice Presidente por estes cartazes tão oportunos e esclarecedores.
Já que o Mundo não acabou no dia 21 de Dezembro, vou pedir ao Menino Jesus para interceder junto ao São Pedro para que não haja mais ondas alterosas na Baía do Funchal e obras a mais.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 
1. Cartaz a explicar a intervenção na Baía do Funchal -23.12.12


Foto 2


Foto 3

Foto 4


Foto 5

Foto 6

7. Como é possível observar nesta imagem, exposta pela Vice Presidência do Governo Regional, o ribeiro da Nora vai desaguar numa das novas praias. Estão a ser criadas condições para, em momentos de cheia, as águas turbulentas invadirem a Rua de Santa Maria, o Largo do Corpo Santo e o Jardim do Almirante Reis. O Hotel Porto de Santa Maria beneficiará das novas praias, mas ficará muito mais vulnerável aos caudais lamacentos do ribeiro.

Foto 8
 

29 comentários:

Cristina Sousa disse...

Os tetrápodes que o dr. Raimundo vê no desenho sao borrões de impressão. Nada mais. O cais que será construído pela APRAM vai acostar barcos. Mas tudo serve para dizer mal. Até uns simples painéis, que pelos vistos parecem estar a causar comichão. Este fundamentalismo que tudo sabe, tudo adverte, omnipotente e omnipresente é um bluff. Uns verdadeiros iluminados que até olham para um desenho e são capazes de ver cenários apocalípticos. devem ter sido os mesmos que adivinharam o fim do mundo no passado dia 21.

Anónimo disse...

Que critica sem nexo, não é preciso ser muito "esperto" para saber que são apenas imagens ilustrativas para que a população tenha uma visão geral do projecto final. Quanto as praias já a muito tempo que se sabia que serão só duas, tendo sido alterado o projecto para que a nova foz das ribeiras esteja mais aberto para o mar. Antes de criar uma critica "tonta" convém se informar

jorge figueira disse...

Resta-nos agradecer à Sra. D. Cristina a brilhante explicação. Isto é: demonstrou o erro do raciocínio do Prof. Raimundo. Errar é humano minha Srª, e talvez haja gente bem mais fundamentalista que o nosso geógrafo. Aguardemos, em todo o caso, aquilo que o autor terá a dizer sobre "os bonecos" expostos. Pode bem acontecer que não esteja de acordo com V. Exa. e, como já nos habituou, o demonstre
Registo, com agrado,que pelo menos surge uma crítica e não o isolado e tolo insulto com que, há anos, brindam quem ousa dizer que o rei vai nu.

Cristina Sousa disse...

Sr Jorge Figueira, manda a prudência que quando não sabemos, é melhor recolher alguma informação. Assim evitaria fazer publicamente figura de urso. Se o Dr. Raimundo tivesse falado com a APRAM saberia que o novo cais é acostável. Mas não. O expert em geografia, geologia, hidráulica, botânica, cartografia, agitação marítima, e sei lá mais o quê, olhou para um desenho e previu o fim do Mundo. Ele, no alto da sua sabedoria é que sabe. Ponto final. Pachorrinha...

Luís Calisto disse...

Caros Comentadores
Infelizmente, nada percebo de infraestruturas marítimas, mas, esperando não meter muita água a bordo, gostaria de deixar aqui duas dúvidas de um ignorante na matéria:
1. Cais acostável assim, exposto às borrascas que nos chegam de 'baixo'? A Pontinha protege o local escolhido, parece-me, do perigosíssimo tempo de SW, mas e o S e SE? Navios ali só com bom tempo?
2. Os tetrápodes depositados a metros do chamado cais da cidade que é que fazem ali? São para que zona da obra? Para transportar mais uma vez, para leste?

jorge figueira disse...

Meu Caro Luís Calisto como eu o compreendo.Julgava eu que a Srª. D. Cristina Sousa nos elucidaria um pouco mais sobre a insensatez do Prof. Raimundo. Quão gratos teríamos de ficar à Srª. por nos alertar (bem como ao Prof.) sobre o seu equívoco. Diz o povo, com razão, gato escaldado de água fria tem medo. É que ao longo de mais de trinta anos já vimos tanta coisa em que nos ludibriaram que, manda prudência, devemos desconfiar. Todos recordamos: deixem o dinheiro comigo! Estas coisas deixam sequelas...Até prova em contrário, no caso em apreço, faz fé a palavra da Srª. D. Cristina Sousa mas, se não for pedir muito, venha a explicação para as dúvidas que o dono blog colocou. Agradece-se uma linguagem acessível a crianças não super-dotadas. Às borrascas vindas "de baixo" apetece citar os antigos: dá-lhe que é da Calheta

Carlos Barbosa disse...

Os tretrápodes serão utilizados nos enrrocamentos a leste. Dada a quantidade produzida e o pouco espaço existente, enquanto manobram as máquinas, estão a ser colocados nas áreas disponíveis. Ou preferia que fosse em plena Avenida do Mar?
quanto ao novo cais acostável já foi assumido desde início que terá as suas limitações com ondulação de um determinado quadrante. nao sei se já reparou, mas quando os barcos atracam no cais norte, há mais gente a desembarcar. Porque será? será porque fica mais perto da cidade?
Bom Natal. Para si e para a sua família.

Cristina Sousa disse...

O democrático Dr. Raimundo quintal apagou por duas vezes as minhas explicações no seu facebook. Porque será que a verdade incomoda assim tanto? Para quem tem tantas certezas está com medo do quê?

Luís Calisto disse...

Fiquei esclarecido quanto a esses dois pontos.
Bom Natal também para si e para os seus familiares.
LCalisto

Miguel Ângelo disse...

Hoje, tou parco em palavras, mas o sentimento é igualmente verdadeiro e genuíno. Bom Natal!

Cristina Sousa disse...

O democrata Raimundo Quintal baniu-me do seu facebook. Um verdadeiro democrata, pedagogo, que não sabe conviver com uma opinião contrária Porque tem tanto medo de ouvir as verdades?

paulo disse...

E sempre bom saber que ha muinta gente a defender aquela obra. Bom Natal para todos.

Mário Carlos Pestana disse...

Cristina, já nada me espanta. Pelos vistos há gente que nao consegue conviver com a verdade. E em vez de assumir os erros, tenta calar os outros. Afinal, parece que nao é um exclusivo do AJJ. Aqueles que o criticam também fazem o mesmo.

Anónimo disse...

Esta gente não tem vergonha!
Com que então são borrões? A mim parecem-me tétrapodes!
Outro diz que são imagens ilustrativas! Portanto não necessitam de corresponder ao que ali se pretende fazer! Quanto ao resto não me prenuncio mas se já sabem o que vão construir reproduzam-no nos cartazes de propaganda e não venham com estórias...

amsf

Anónimo disse...

E agora o Senhor Raivoso (desculpe Raimundo) vai cortar relações com o Sr Calisto, devido á publicação dos comentários menos abonatórios...Vai uma aposta?

jorge figueira disse...

Ainda os comentários se circunscreviam apenas aos da Srª. D. Cristina Sousa, com particular destaque para aquele em que me respondia e terminava na pachorrinha, quando eu enviei um comentário que não viu a luz do dia. Parece que por acção de "marcianos", não chegou ao destino.Vou tentar ser fiel àquilo que escrevi e não foi publicado tendo, agora, em conta a informação adicional produzida. Estou em crer, Srª. D. Cristina Sousa, que, oportunamente, o Prof. Raimundo Quintal - com curso garantidamente não tirado pela via das juventudes partidárias onde, batendo à porta e pedindo licença, se fica,automaticamente,licenciado - com base no pensamento científico justificará as suas afirmações. Cá estarei a pedir-lhe desculpa se estiver enganado. Incluo, face à confiança que deposito no Prof., explicação cabal para as questões levantadas, por V. Exª. sobre o facebook. Julgo-o com dimensão Humana para, humildemente, reconhecer que errou. Minha Srª caso assim seja resta-lhe reconhecer a Raimundo Quintal mais uma atitude didáctica junto da população madeirense, pois não é costume, nesta terra, ninguém assumir os seus próprios. Estou certo ou errado? Por aqui me fico.
Respeitando a solenidade do DIA, desejo a todos, concordem ou não com Raimundo Quintal,BOM NATAL

Anónimo disse...

Será que o regime ainda quer o projecto do Toco que recebeu apoio do Albuquerque???

Carlos Ferreira Gomes disse...

Sr. anónimo, não se preocupe, pk nos painéis vão ser postos cruzeiros no cais acostável. Para descansar a sua "angústia". A sua e a mente visionária do Raimundo Quintal.

Cristina Sousa disse...

Sr. Jorge Figueira, os meus comentários (vários) foram apagados por mais do que uma vez, até que fui banida do facebook do Dr. Raimundo Quintal. Com certeza deve haver uma justificação cientifica para o sucedido. Aposto que o Dr. Raimundo deve estar a recolher essa informação cientifica com a Maia.
Um Bom Natal para si.

Anónimo disse...

SR. Gomes

A única angústia que poderá descansar será a da Quinta! SE vão fazer outra coisa que não o que está nos cartazes, e se já o sabem, porque imprimiram e colocaram aqueles cartazes? Faço-lhe estas questões enquanto contribuinte liquido pois não sou vendedor de cartazes ou de cimento...

amsf




Anónimo disse...

Ó carlos Ferreira porque não te calas!??

jorge figueira disse...

Srª D. Cristina Sousa e Sr. Carlos Ferreira Gomes na minha modesta opinião estamos a desviar-nos do essencial da discussão. Não me atraiçoando a memória creio que tudo começou num erro apontado pela Srª D. Cristina ao Prof. Raimundo. Ele (Prof. Raimundo) não teria bebido a informação da fonte cristalina da APRAM.Voltaremos ao assunto, se achardes útil,depois do Natal.
Hoje, porém, vou partilhar convosco um sonho, visando o bem estar de populações.Quão gratos ficariam os habitantes do Curral das Freiras se tornássemos navegável a Ribeira dos Socorridos. Pensemos neste projecto que termina com a construção de uma marina no centro da freguesia. Ficando a estrada interrompida sempre resta a alternativa do barco. Acaba-se o isolamento daquela gente! Parece-me incontestável a ideia. Inspirou-me o sonho a Companhia do Panamá que, no inicio do séc. XX, canalizou as economias da classe média francesa para a construção do canal do mesmo nome. Lá se foi o rico "dinheirinho". Aqui já temos meio caminho andado (classe média já marchou vergada aos impostos) por isso é só construir...mãos à obra. Dá votos que se farta.

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto, caro Doutor Raimundo Quintal, caros comentadores

Confesso que me pareceu um erro demasiado grosseiro colocar tetrápodes num cais de acostagem. Mas, convenhamos que, se tal acontecesse, não seria muito de estranhar nesta santa terrinha...
De qualquer forma, os cartazes dão a ideia de que junto à muralha estão uns objectos fáceis de gerar confusão.
Para terminar, caso o Doutor Quintal se tenha precipitado por causa dos erros do desenho, deu a cara e mostrou que, no mínimo, não tem medo do papão.

Carlos Ferreira Gomes disse...

Abomino esta gente que se refugia no anonimato para insultar as outras pessoas. Uns corajosos.
Estranho a sua postura Sr. Calisto. Tenho-o por ser uma pessoa justa. A não ser que conheça e esteja a encobrir gente que se faz passar por anónima.

Anónimo disse...

Venho alertar para algo que passou despercebido ao olhar da Fenix. Que tal esmiuçar o que realmente se passou com o barco que incendiou em Novembro na Marina do Funchal ( http://fenixdoatlantico.blogspot.pt/2012/11/madeira-ao-vivo_5.html ). Sei de fonte segura que não se tratou de nenhum erro técnico nem de nenhum curto-circuito. Sei de fonte segura que havia detonador e tudo indicava que iriam estar lá reunidos alguns ilustres madeirenses. Espero que a dica sirva para que a Fenix faça mais um voo pairante sobre o assunto ;)

Anónimo disse...

Cala-te tu seu tótó.

paulo disse...

Estou a favor, muinto boa ideia, assim sempre podia ser feita mais uma Marina, pelo caminho e para embelezar, uns parques industriais, uns miradouros, ja na vilha do Curral um Porto, um Estadio, desculpem se me esqueco de mais algumas obras.

Anónimo disse...

E o SR Raivoso (desculpe,Raimundo) não aparece?

Anónimo disse...

Ó sr carlos ferreira,quem anda a insultar-te??? Quem ? Coitandinho...