Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Autárquicas



BARÕES DO PPD GUERREIAM-SE
POR CAUSA DA CÂMARA DE  SANTA CRUZ


A fotografia, segundo o Leitor que nos  fez chegar o interessante documento, mostra o actual presidente da Câmara de Santa Cruz José Alberto Gonçalves, Martinho Gouveia, 'Meio Chefe' e Savino Correia, que "por ironia se encontra mais atrasado".


A sugestão do nome de Martinho Gouveia para candidato na origem do desaguisado


Figuras até à data influentes na vida interna do PPD brigam por estes dias umas com as outras por causa do cabeça-de-lista a propor ao eleitorado em Santa Cruz com vista às autárquicas de Outubro.
O nome de Martinho Gouveia, actual presidente da junta de freguesia do Santo da Serra, surgiu nas tertúlias social-democratas como potencial candidato ao nível de município. 
Pelo que nos chegou desde os corredores da Rua dos Netos, é esse o elemento que uma vaga de velhos barões e caciques tenta incutir nos ouvidos de Jardim, que como se sabe é quem determina as listas em todas as câmaras e juntas.
No centro deste movimento pró-Martim mexem-se Carlos Machado 'Machadinho' e o seu sócio em alguns negócios Nóbrega, empresário camachense.
Tanto no Funchal como em algumas freguesias do concelho de Santa Cruz, com saliência para o Caniço, gerou-se já uma contra-corrente. Jaime Ramos, por exemplo, sempre defendeu a ideia do regresso de Savino Correia à edilidade em causa, a fim de contrariar a tendência actual que aponta para uma vitória do gaulês Filipe Sousa, da formação JPP.
Porém, comenta-se também nos bastidores do laranjal que qualquer candidato apontado por Jaime Ramos será liquidado pelo chefe Jardim.
O líder do partido e o secretário-geral passam por um inédito afastamento um do outro desde as eleições internas. Jardim desconfia que Jaime abrandou a campanha, para beneficiar Miguel Albuquerque. A zanga patenteia-se no facto de grande chefe haver dispensado das andanças partidárias o seu antigo homem de confiança, recuperando para essa tarefa um antigo colaborador que caíra em desgraça: 'Machadinho'.

No PPD, já perceberam que Jaime Ramos quer colocar à frente das câmaras gente da sua confiança, actualmente no parlamento regional. Ao que Jardim responde negativamente, com o pretexto de que tirar alguém da Assembleia seria premiar Élvio Encarnação, apoiante de Albuquerque, com um lugar parlamentar.
Por isso, tanto Nivalda Gonçalves parece condicionada quanto à candidatura na Ribeira Brava, como Savino por enquanto continua longe de regressar a Santa Cruz e Pedro Coelho (tal como o próprio Rui Coelho) não entusiasma Jardim como candidato a Câmara de Lobos. Se Jaime os quer, não servem - diz o chefe.
O caso de Santa Cruz parece o mais acalorado, na fase presente. Os operacionais da máquina PPD interrogam-se: como é que um grande empresário como Martinho Gouveia troca a sua condição profissional pelo mero cargo de presidente de uma câmara?
Os lobbies brigam...

Nota - Agradecemos a correcção ao nome do presidente da Junta do Santo e potencial candidato à Câmara de Santa Cruz. Já quando andávamos no jornalismo activo, havia confusão entre Martim e Martinho, como se pode ver pesquisando na net.


Sem comentários: