Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Delícias da Madeira Nova




INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA
DA EXPULSÃO DE COSTA NEVES





Este ex-JM... Irra!
Na edição de sexta-feira, o matutino das Angústias-4 Fontes escarrapacha em fundo de primeira página o retrato de um vereador funchalense, Henrique Costa Neves, apoiante de Miguel Albuquerque. Para dizer, claro está, que o autarca foi expulso do PPD.
Até aqui, tudo em conformidade com a racionalidade possível. O problema está no título que os comissários meteram na manchete, ordem expectorada certamente das Angústias para a Fernão de Ornelas.
Diz o lacónico título, a complementar a foto de Costa Neves: "Na linha".
Na linha? Sim: são "alguns sectores social-democratas" a dizer que Costa Neves, com esta expulsão, "foi posto na linha".
 
Que c...! Para que é que andámos a estudar?Baldaram-se nos bancos da escola e agora são calinadas atrás de absurdos. Sabem o que é uma linha? Uma linha resulta do movimento de um ponto. No caso, a linha do laranjal é recta: o 'ponto' das Angústia vai afastando tudo com a barriga para seguir em frente, sempre a direito. Na sua geometria particular, inventou uns pontinhos que o seguem. E ai do que tentar um ziguezague! Ora, Costa Neves não faz parte desses pontinhos arrebanhados à sombra do grande ponto da tabanca. E por isso é que o expulsaram. Depois das desassombradas afirmações que ele fez sabendo que viveria inevitavelmente uns episódios interessantes.
Então: ele falou em termos de quem estava fora da linha, como sempre desejou. E depois de ter dito o que disse, e bem, como por exemplo que aqui na Madeira se cometem as maiores patifarias ambientais sem que os responsáveis vão presos - depois disso é que o fariam entrar na 'linha'?
 
Outro pormenor: quando os comissários acham que esses títulos enxovalham a imagem dos visados, os comissários estão a ser uns pontos tontos. Pensem um pouco sobre quem sai enxovalhado: quem fala livremente ou quem se agacha cobardemente a vida inteira para não ser "posto na linha"?
E reparem numa realidade à vista de todos: a geometria garante que há uma infinidade de pontos na linha. Mas, no vosso caso do 'meio laranjal' à guarda do 'Meio Chefe', o número de pontos é finito. E são cada vez menos.
Agora peguem nos calhamaços e vão estudar este absurdo geométrico.
Na Matemática da Madeira Nova, o absurdo de hoje pode ser o axioma de amanhã.
 
Só para concluir o raciocínio, agora sem régua nem esquadro nem compasso nem tira-linhas: o engraçado é que, sendo falso que o eng.º Costa Neves tenha sido "posto na linha", a ideia do título tenha chegado ao ex-JM a partir de "alguns sectores social-democratas"... quando daquela 'linha' já só existe um 'sectorzinho social-democrata', e com enterro previsto para 2014.
 
Por hoje acabaram-se as explicações. Vão para a escola de adultos. Até no Lazareto se aprende.

2 comentários:

Ana Borges disse...

Vamos ver qual o desfecho final.
O Vereador Costa Neves já disse que vai recorrer para o Conselho Nacional de Jurisdição do PSD.
Quem ri no fim...ri melhor!

Luís Calisto disse...

Pode crer, Cara Doutora.
Da minha parte, já estou a rir adiantado.