Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

POLÍTICA DAS ANGÚSTIAS / SÁBADO



SUBVENÇÕES MILIONÁRIAS




Em finais de mais uma semana, damos com sua excelência em pleno desempenho de nova missão por essa Europa dentro, sem a qual missão não sabemos que seria da Madeira. 
Demos notícia dias atrás de mais esta incursão do rei da tabanca às entranhas das ruas, praças e lençóis de Bruxelas, embora vacilando quanto à precisão de horários dos aviões, porque o homem tem justificados complexos ligados à segurança. A brincadeira de um atentado às unhas da Al-Qaeda poderia fulminar a zona vip do aparelho, mas não deixaria incólume a parte traseira, onde também voa gente. 
Recebemos protestos e críticas indecorosas para sua excelência, não propriamente pelos seus passeios em praças e devaneios entre lençóis de 5 estrelas, mas por essas mordomias saírem dos bolsos dos cidadãos contribuintes, madeirenses, nacionais e europeus.

Da nossa parte, condenamos também a vida regalada que o régulo saboreia com a conta passada, efectivamente, aos nossos impostos. Mas também deve faltar pouco tempo.

O homem não estranhará quando tiver os pés pregados ao basalto, sem passagens grátis para viajar com o seu secretariado a toda a hora? - gozarão certos detractores de sua excelência.
Pois avançamos nós em defesa do homem, até para não nos classificarem constantemente de ressabiado: ele só não continuará o seu papel de caixeiro-viajante se não quiser. Dinheiro para passagens? Descansem que ele não vos meterá vale, como diz o povo. Então e a subvenção milionária que o espera? Bom, é o que pensamos acontecer um dia, quando ele já não conseguir sentar o real traseiro na cadeira das Angústias.
Os operacionais da Madeira Nova não dormem na forma. Julga o cavalheiro Leitor que o futuro de quantos passam pelo desgoverno regional se resolve com honrarias tontas - do género Escola Brazão de Castro, Rua Jardim Fernandes, Travessa Francisco Fernandes e por aí adiante?
Ora!
Reparem só na relação de pensões vitalícias pagas mensalmente pelo erário, em números arredondados, conforme se vê nas folhas oficiais:

- Bazenga Marques - 2.600 euros
- Rui Adriano - 2.600 euros
- Francisco Santos - 1.000 euros
- Susano França - 2.100 euros
- Pereira de Gouveia - 2.100 euros
- Brazão de Castro - 2.600 euros
- Jorge Jardim Fernandes - 2.600 euros
- João Carlos Abreu - 2.600 euros

Valeu a pena aturar o velhote uns anos. E, ao que nos dizem, encontram-se na bicha das subvenções o ex-secretário do Equipamento Social Santos Costa e outros ex-governantes e actuais vices da ALM - Paulo Fontes e Miguel de Sousa.
Então e 'Meio Chefe'? Não é gente de carne e osso? O facto de já ter hoje dois ordenados - reforma e salário - implicará com a questão da futura subvenção?
Ou há democracia ou comem todos!
A nosso ver, assim que 'Meio Chefe' for atirado fora das Angústias haverá novidade nas folhas oficiais que descrevem as subvenções aos antigos desgovernantes. E que balúrdio não lhe estará reservado!
Bem forreta será rei da tabanca se deixar de viajar até ao vale de lençóis do Sheraton na capital belga só para não gastar uns míseros de milhares de euros de cada vez.











2 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro Lui´s Calisto

O que mais me impressiona é esta gente não ter ainda percebido que os bons velhos tempos do regabofe acabaram.
E ainda julgam que se vão safar.

Anónimo disse...

Trabalharam , têm direito. O que está mal é a legislação que permite as regalias extras aos politicos. Reforma é uma só. Temos um país pobre que não deveria autorizar acumulações de reformas,algumas delas apenas com menos de dez anos de serviço, começando pelo PR