Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de março de 2013

AMBIENTE



AFINAL, QUANTAS PRAIAS SÃO?


Num momento de grande desafogo financeiro, a Vice Presidência do Governo Regional da Madeira acaba de afixar uma nova série cartazes gigantes com o objetivo de mostrar aos madeirenses e aos turistas a nova imagem do Funchal após a criação da baía “tetrapolégica”.
A “intervenção nos troços finais das ribeiras de Santa Luzia e João Gomes”, que, aproveitando a generosidade da Lei de Meios, inclui a construção dum novo cais para um navio de cruzeiro, uma marina e o “nascimento de novas praias”, está profusamente exposta nos tapumes espalhados desde o velho cais da cidade até à fortaleza de São Tiago.
Nos novos cartazes já aparece um navio na parte exterior do cais, cuja construção ainda não obteve o visto do Tribunal de Contas, e, pasme-se, apenas uma nova praia entre a futura foz unificada das ribeiras e a fortaleza.
No sítio da Presidência do Governo Regional da Madeira na Internet ainda se mantém o projeto divulgado a 15 de Fevereiro de 2011, que inclui 3 novas praias (figura 2). Nos cartazes, que estiveram expostos até à semana passada (figuras 3 e 4) surgiam duas praias. Nos novos cartazes (figuras 5 e 6) já só consta uma nova praia com o acesso implantado à frente do Hotel Porto de Santa Maria e um estranho traçado da foz do ribeiro da Nora.
Embora ciente que em resposta às minhas questões surgem habitualmente insultos anónimos, gostaria de saber se o que está a ser construído corresponde ao projeto adjudicado ou se, por imposição de fatores naturais e económicos, foram introduzidas alterações?
Afinal, quantas praias são?

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

01-Intervenção nos troços terminais das ribeiras de Santa Luzia e João Gomes.

02-Projeto no Site da Presidência do Governo-15.02.11.

03-Projeto no cartaz exposto até à semana passada.

04-Projeto no cartaz exposto até à semana passada.

05-Projeto no novo cartaz.

06-Projeto no novo cartaz.

9 comentários:

Anónimo disse...

O que prevejo é que no futuro quando houver novo 20 de Fevereiro vão pedir ajuda para o projecto do Toco a andar...

Anónimo disse...

Outra vez os cartazes. Não há mais nada para "chatear"?

Cão de Guarda disse...

Fisga-se, o homem não acertou nas conclusões precipitadas sobre o cais acostável. Não acertou na foz do Ribeiro da Nora.
Agora até pega com as praias. 3,4,5 ou 6.
Qual é o problema Dr. Raimundo?

Anónimo disse...

São 10 praias!!!!! Satisfeito????

Anónimo disse...

Antes não queriam o aterro, porque iriam ficar sem a praia do Vagrant. Agora tem praias a mais... Imagine-se...
Ainda deve haver espaço na Casa de São João de Deus para estas mentezinhas

José António Menezes disse...

Raimundo,
vai plantar para o Pico do Areeiro e deixa-te de politiquices com coisas que não percebes.

Anónimo disse...

Raimundo aquele terreno nos Ilheus que foste fotografar a tempos , agora tem uns novos donos e ouvi dizer que são maus como as cobras anda sempre armados (Policia)

Anónimo disse...

estes comentarios mostra a aflição dos amigos do sistema cuidado não ha direito a desemprego, o porto mar vai ter uma praia privada?

Anónimo disse...

uau o sitema de mãos dadas com a Madeira Velha criando prais privadas ao queridinho Trindade e ao seu lindo Porto de Santa Maria

Raimundo deverias ter deixado passar fica mal criticar, não te esqueças que esta gente patrocina as tuas idas a serra