Powered By Blogger

domingo, 28 de abril de 2013

MADEIRA AO VIVO


EXTERMINADORES SEM AUTORIZAÇÃO
PARA ENTRAR NO 'VAGRANT'

As máquinas escavam à volta, mas quanto a invadir propriedade privada, alto lá!

As máquinas desbastam calhau à volta do Iate dos Beatles, mas sem tocar na estrutura do dito. E sem que nenhum engenheiro ou operário da empresa encarregue de 'limpar' a zona se atreva a entrar por lá dentro.
Há razões fortes a justificar este impasse.
O barco trazido de Canárias por Bartolomeu Faria foi registado como prédio urbano. Hoje, fala-se de um caso de usucapião, restando a dúvida sobre se isso é possível quando no domínio marítimo.
De uma forma ou de outra, os 'exterminadores' que arrasam a zona ribeirinha para permitir o avanço das obras do aterro não querem arriscar a instauração de um processo-crime contra eles  por invasão de propriedade privada.
E agora?
A Vice-Presidência do Governo, tutora do projecto, poderia ter já chegado a um acordo com os proprietários. Mas estes acham-se credores de uma indemnização compaginável com o investimento feito em tempos, o que fomenta divergências entre as partes.
Pelas nossas contas, porém, a solução há-de aparecer em breve.

O iate não flutua!

Resta um problema: como tirar o grande iate
dali? Pondo-o a navegar rumo a uma zona onde mergulhe para ficar a servir de recife artificial, como por exemplo ao largo do Clube Naval?
Negativo!
Especialistas com quem falámos garantem que a velha carcaça não consegue flutuar. O casco está podre e cheio de buracos. O remédio é partir tudo em secções e vender o material como sucata.

O que não conseguimos apurar são os prazos para fazer desaparecer aquilo dali.
Entretanto, vai servindo de atracção turística...

Sem comentários: