Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2013


ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PARQUE ECOLÓGICO DO FUNCHAL 

- DIA DO FASCÍNIO DAS PLANTAS -

galeria fotográfica







No passado sábado, 18 de Maio, a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal dinamizou atividades de observação e de conservação de espécies endémicas da Madeira no âmbito do DIA INTERNACIONAL DO FASCÍNIO DAS PLANTAS.
Logo pela manhã os cerca de 30 participantes estiveram na área da Ribeira das Cales, perto do centro de interpretação do Parque Ecológico, observando e fotografando dois arbustos endémicos (Argyranthemum pinnatifidum subsp. pinnatifidumEchium candicans), plantados pela Câmara do Funchal após o incêndio de Agosto de 2010.
Entre as 10 e as 14 horas trabalhámos afincadamente na colocação de estilha nas caldeiras das pequenas plantas indígenas, preparando-as para resistirem à secura e ao calor do Verão, e na erradicação de tojo (Ulex europaeus), que após o pavoroso incêndio ganhou  um novo impulso invasor.
Finalmente, e após uma refeição retemperadora, entre as 15 e as 16 horas houve uma visita guiada no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, com o objetivo de dar a conhecer a recuperação da biodiversidade, entre os 1500 e os 1600 metros de altitude, resultante da resiliência do ecossistema e do trabalho voluntário.
Na página do Facebook, da  Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (https://www.facebook.com/amigosdoparque?ref=hl) já está disponível a galeria fotográfica do DIA INTERNACIONAL DO FASCÍNIO DAS PLANTAS.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

Sem comentários: