Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de maio de 2013

TELEVISÃO






"UMA PORTA PARA A LIBERDADE"



Uma equipa da RTP-Madeira conseguiu visto para uma reportagem no interior do Estabelecimento Prisional do Funchal e valeu a pena. O programa 'Desporto, uma porta para a liberdade', assinado por Nélio Gouveia, mostrou em 22 minutos o lado muitas vezes desconhecido de seres humanos como nós que os trambolhões da vida mandaram 'dentro'.
Mas, mesmo 'dentro', condenado por homicídio, roubo ou tráfico, o homem tem sonhos. Em alguns casos, trabalha com empenho para reconquistar o que a 'má cabeça' deitou a perder.




Foi isso que nos mostraram as imagens  emocionantes e cruelmente objectivas das câmaras de Rui Costa e Vítor Aguiar. O desporto ajuda mesmo quando a missão é reeducar e reintegrar.
A montagem de Fábio Andrade completou com gosto e arte a reportagem do experiente Nélio Gouveia, que aliás devia passar nos canais da RTP nacional e não apenas.


Foi dia de fartura, esta terça-feira passada. Uma terça-feira gorda, em matéria de qualidade audiovisual. É certo que o programa de Helena Borges 'Saúde 22' aconselhou contenção alimentar, à luz dos ditames da dieta mediterrânica. Mas houve pantagruélica pratada de televisão, no bom sentido da imagem. O serão mandou às urtigas a costumeira seca de abrir, palrar e fechar no formato 'Madeira sentada'. Enfim!

Depois de vermos aquele trabalho no Estabelecimento Prisional, aprendemos muito no capítulo da alimentação regrada com Helena Borges, com os seus convidados especialistas e até com os participantes por telefone. Certamente o comando dos televisores desta vez aquietaram-se em cima do canal da Levada do Cavalo.


A talho de foice, refiramos o programa 'Europa das Ilhas', de João Carramanho. Fizeram-nos uma observação: parece que além de Nuno Teixeira, actual eurodeputado, só o anterior, Sérgio Marques, tem direito de antena lá no programa.

Francamente, não soubemos responder. Mas, se se confirmar a justeza do reparo, não é difícil alterar, se os autores o entenderem, obviamente.
A nosso ver, a presença de Nuno Teixeira é mais do que natural. Deputado europeu em funções, é ele quem está por dentro dos dossiers oficiais, pelo que está ao seu alcance desfazer dúvidas que se levantem sobre a União e trazer notícias da capital europeia. Sérgio Marques é igualmente uma mais-valia para um espaço televisivo do género. Mas não seria descabido ouvirmos também o que têm a dizer homens que passaram por lá, como Emanuel Jardim Fernandes, Virgílio Pereira e Quinídeo Correia, se acaso não têm ido.
Trata-se de uma simples opinião. O programa tem quem lhe defina conteúdos, alinhamentos e convidados.
Aliás, o futuro da RTP-Madeira também precisa da sua 'porta para a liberdade' a fim de trilhar caminhos editorialmente livres, escolhidos pelos seus profissionais e não por agentes técnicos, deputados, sapateiros e leiteiros, que se devem dedicar ao que sabem fazer.   

1 comentário:

Anónimo disse...

deu na rtp1 uma reportagem com jornalista do continente sobre o padre de São vicente - Ponta Delgada e em toda reportagem foi referenciado como sendo nos Açores o mais caricato foi referir no concelho de São Vicente e Freguesia da ponta delgada. É que ao menos nos Açores Ponta Delgada é cidade....isso é que demonstra um desprezo pelas ilhas, é que o mais certo foi a senhora nem ter vindo cá, simplesmente usou imagens da RTP_m...