Powered By Blogger

terça-feira, 28 de maio de 2013



VEM AÍ DEVASSA PÚBLICA

 Miguel de Sousa e Jaime Ramos querem pôr na rua as verdades sobre um e outro




BOMBAS para rebentar: contas do PPD, Fundação e sociedades 
no off-shore



Entrou em erupção desabrida o vulcão do conflito Miguel de Sousa-Jaime Ramos.
Miguel, antigo vice do governo regional e actual vice da Assembleia, ameaça nas conversas pela cidade que, a par dos desenvolvimentos processuais do caso, pedirá formalmente auditorias às contas do PPD-Madeira e da Fundação Social Democrata.
A diligência pretende devassar em público a gestão de dinheiros na Rua dos Netos e na fundação, desde sempre a cargo da máquina partidária dirigida por Jaime Ramos. Ou seja, tirar partido do que a voz corrente denuncia sobre os expedientes no laranjal para angariação de fundos destinados às campanhas eleitorais, designadamente em sede de jackpot e junto dos empreiteiros. Tudo com a 'mãozinha' de Jaime.
Não ouvimos estas ameaças da boca de Miguel de Sousa, com quem, esclareçamos, dialogamos com alguma assiduidade. A informação chega-nos da parte de elementos do grupo parlamentar PPD afectos a Jaime Ramos, que reagem violentamente e com ar de desafio aos propósitos atribuídos a Miguel: "Ele que avance o mais depressa possível no pedido de investigação às nossas contas, a ver se chega primeiro do que as investigações que vamos também nós propor às contas do senhor."
Investigações a Miguel de Sousa? - insistimos para confirmar se ouvimos bem.
 "Duvida? É preciso reabrir o processo das expropriações dos terrenos utilizados para o aeroporto, e é preciso devassar o mais depressa possível certas sociedades no off-shore que praticam fuga ao fisco."
Atmosfera explosiva na destroçada família social-democrata. Então... abrandemos a intensidade da conversa. Sarilhos em tribunal já tivemos que cheguem. Mas a verdade crua é que o vulcão no laranjal expele a sua lava em todas as direcções, para perto e para longe. Contam-se já alguns chamuscados com gravidade, sobretudo entre os deputados social-democratas chamados a tomar posição favorável a um ou a outro, Miguel ou Jaime.
O líder dos líderes, Alberto João Jardim, encontra-se mais do que queimado, com a sua posição de alheamento que é uma confissão de perda total de comando no partido. É ponto assente. Mas os deputados...
Como já referimos, Paulo Fontes pôs-se fora do problema, apesar de ter assistido na reunião do grupo parlamentar à cena das ofensas de Jaime Ramos a Miguel de Sousa (chulo, vadio e bufo). Postura vergonhosa de Paulo, diga-se, a confirmar mais de 30 anos de vida pendente da política sem se assumir uma vez que fosse. Medeiros Gaspar fez o mesmo, porém sem o peso do mais antigo Paulo Fontes.


Ana Serralha assumiu-se e vai a tribunal, mas já tem a resposta dos jaimistas.


E o desfile mal saiu à rua. Os jaimistas, segundo o nosso contacto lá do meio, assumem-se indignados com a posição de uma deputada do Norte, Ana Serralha, relativamente ao diferendo em apreço. Há 3 dias, anunciámos na 'Fénix' que os amigos de Jaime Ramos não gostariam que Serralha fosse para o tribunal defender Miguel de Sousa, como tudo indicava estar para acontecer. Eis senão quando despertamos para esta terça-feira com a deputada nortenha confirmando que vai a tribunal, sim senhor, por não admitir um espectáculo destes, triste para o PPD, entre pessoas que "devem tudo a Alberto João Jardim".

"A senhora deve estar a fazer confusão", respinga um deputado próximo de Jaime Ramos. "Nós andamos na política porque trabalhámos também, e muito, para construir e cimentar o PSD. A senhora é que nada fez pelo partido e deve tudo ao Alberto João, ela nunca seria deputada se não..."
Aproveitando apenas a parte das declarações relevantes (e decentes) para o caso, adiantamos que Ana Serralha também não terá futuramente convívio fácil no grupo parlamentar se confirmar o seu actual posicionamento em tribunal. Chantagem dos jaimistas para travar a deputada? - perguntámos aos incondicionais amigos de Jaime. 
"Pense o que quiser", responderam-nos. "Ela que experimente."


Zé Pedro também não terá futuro fácil, se no tribunal dificultar Jaime, político a quem já muito elogiou.



O DN desta terça-feira traz um dado no mínimo interessante, revelador do alastrar da guerra no laranjal: José Pedro Pereira, ex-líder da JSD, salta para o palco da disputa mostrando-se pronto a participar na zaragata política. Como? Oferecendo-se para testemunhar em tribunal sobre a bronca no grupo parlamentar entre Jaime e Miguel. Depois dos processos em que andou e anda envolvido, Zé Pedro mostra-se na edição do referido jornal envergonhado com a má figura que companheiros seus de partido fazem actualmente em público.

A tropa de Jaime, no meio da qual julgávamos figurar Zé Pedro (quanto mais velhos mais ingénuos estamos), prepara um ataque fininho ao jovem. 

"Deixem esse também saltar a terreiro, a ver que credibilidade tem um 'gajo' que..."
O teor das expressões, mais uma vez, não é relevante para o caso, nem elegante, e daí as reticências.
"Esse (...) diz que não assistiu à reunião do grupo parlamentar de que se fala e quer ser testemunha do que lá se passou, mas onde é que já se viu isso?", carregam os de Jaime.
Timidamente e sem cinismo, contrapomos: o rapaz talvez queira ser testemunha abonatória de um dos litigantes...
"Testemunha abonatória?", quase berra um irredutível de Jaime Ramos. "Quando o Jaime e o Miguel construíram o seu currículo, aquele rapaz ainda não fazia xixi nos carros da Polícia, fazia na fralda."


Como os leitores do 'Fénix' entendem (se não nos vilipendiarem por isso), é mais civilizado cortar por aqui os ataques mútuos. Apenas uma síntese: a guerra entre Miguel e Jaime já está a fazer feridos.

Tentar um cessar-fogo? Achamos inútil. Miguel Mendonça, presidente do parlamento e dirigente social-democrata (digamos assim), almoçou ontem com Jaime Ramos, a ver se um pouco de gelo naquelas cabeças resultava. Nada. 
Raciocinando um pouco... Desde quando é que um 'mestre de cerimónias' conseguiria domar um operacional da estirpe de Jaime Ramos? Ou de Miguel, já agora. É que poucos parecem conhecer também Miguel de Sousa, na hora dos azeites.
Atenção aos próximos tempos. Avisamos que na praça poderão passar cenas eventualmente chocantes.


A queixa de Miguel de Sousa 'ipsis verbis'


Há dias, evidenciámos aqui a quase amnésia de muita gente sobre o que está na origem do diferendo Jaime-Miguel. 
Em resposta, fonte bem colocada enviou-nos a queixa formulada por Miguel de Sousa para levar ao conselho jurisdicional do PPD e ao tribunal, em que se relata a origem das origens.
Vadios... Chulos... Bufos...
Eis a queixa:










1 comentário:

Anónimo disse...

Venham lá essas verdades pois vai ser bom sabermos como fomos (e continuamos a ser),enganados por essa gente. Pode ser que assim, muita gente acorde..., finalmente.