Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de junho de 2013


IATE DOS BEATLES PARTIU MASTRO
COM POUCO TEMPO DE VIAGEM






Depois de ter zarpado à hora que anunciáramos - cerca das 7h30 - o 'Iate dos Beatles' sofreu um percalço que poderia ter provocado consequências dramáticas: o mastro que ainda estava de pé partiu-se e tombou para a ré.
Rebocado pelo 'Boqueirão', o iate seguia diante do Caniço de Baixo quando se deu o acidente. Por sorte, os operacionais que seguem a bordo encontravam-se à proa, evitando-se assim qualquer acidente pessoal. 
No entanto, a tragédia poderia ter colhido os homens que seguem atrás, no rebocador 'Ilhéu de Cima', que tem a função de fazer de leme durante a viagem para o Caniçal. Devido ao seu estado de degradação, o cabeço do iate onde estava amarrado o cabo de ligação do 'Ilhéu de Cima' também dera de si. Os homens do rebocador preparavam-se para se aproximar do iate a fim de refazerem a amarração quando o enorme mastro do Iate se partiu, tombando para o lado precisamente do 'Ilhéu de Cima'.
Sem consequências.
Neste momento, a viagem passa pela frente do Porto Novo e prevê-se que, tendo-se diminuído a velocidade de 6 para 3 nós, por causa dos incidentes, a chegada ao Caniçal se atrase significativamente. Entretanto, não é de descartar a hipótese de o mastro derrubado se desprender e afundar, pelo caminho.






Saída à hora prevista


A partida do 'Vagrant' registou-se à hora que avançámos ontem. Depois das manobras para amarração ao rebocador 'Boqueirão', o povo concentrado no cais viu seguir pelas 7h30 aquele ícone de 30 anos no calhau da cidade.







Sem comentários: