Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de junho de 2013



'OBRAS SEM FISCALIZAÇÃO'
- VICE-PRESIDÊNCIA ESCLARECE

(Foto DN)
Para evitar especulação, a Vice-Presidência já nos esclareceu cabalmente a respeito da 'falta de fiscalização' que apontámos a obras do governo regional. No caso, falávamos dos túneis da variante Madalena-Arco da Calheta.
Segundo nos haviam informado, essas obras estariam a decorrer sem os necessários fiscais. O que, como se compreende, provocaria dúvidas acerca dos cuidados e dos materiais ali aplicados.
A Vice-Presidência tranquiliza: a fiscalização já não está a ser feita por contratação com empresas externas, de facto; mas continua no terreno por conta dos engenheiros do próprio governo regional.
Esta mudança de actuação opera-se em obediência aos compromissos assumidos pela Região no âmbito do PAEF (Plano de Ajustamento Económico e Financeiro), no sentido de conter despesas. Recurso ao outsourcing, sim, mas apenas nos casos em que na máquina governamental não haja técnicos abalizados para executar a fiscalização. 
Isso tem acontecido, por exemplo, ao nível dos trabalhos em curso nas ribeiras de São João e João Gomes.
O governo faz notar, porém, que, quando há carência de técnicos no GR para fiscalizar determinada obra, a situação precisa de ser comprovada perante a Secretaria das Finanças, que tem a responsabilidade de fazer cumprir o PAEF.
Quanto à variante Madalena-Calheta, essa fiscalização está perfeitamente assegurada - garante a Vice-Presidência.
'Fénix' agradece as clarificadoras explicações. 

Sem comentários: