Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de julho de 2013

DELFINS


JARDIM TEM 1200 NOVOS MILITANTES
PARA TRAMAR ALBUQUERQUE


Chefe laranja encarregou Manuel António de angariar militantes de confiança. Há uns meses, o recrutamento já passava do milhar. A ideia era arranjar base para o secretário do Ambiente avançar. Pois, mas... alguém acredita que Jardim desperdice mil e muitos votos noutro qualquer, em vez de se perpetuar na liderança do PPD e nas Angústias?















Ainda está para nascer 
o delfim do chefe




Quanto mais Jardim vai perdendo crédito junto da população madeirense, mais os barões do PPD lhe percebem vontade de continuar na política activa. E têm razão, mesmo desconhecendo esta realidade que vamos apresentar agora: o chefe das Angústias dispõe de um coelho para surpreender a plateia no auge do espectáculo, ou seja, nas eleições internas de Dezembro do próximo ano.
Atalhemos.
Depois da lição nas eleições internas de 2012, em que ficou reduzido a 'Meio Chefe' do partido, cedendo a outra metade a Miguel Albuquerque, Jardim lançou uma campanha silenciosa de angariação de militantes. Gente de confiança que, com uma contrapartida ou outra, garanta o 'voto certo' na eleição de 2014. Originalmente, era suposto os novos filiados votarem Manuel António Correia nas próximas 'internas', já que o chefe mandara o secretário do Ambiente avançar com a sua candidatura.

Continuemos no atalho.

Como em tempos dissemos aqui, Manuel António percorreu caminhos e departamentos do governo e afins, assessorado por gente da sua confiança, em busca de novos militantes-eleitores. E não é que, em relativamente pouco tempo, havia mais de mil novas propostas para filiados no PPD?
Havia. Para sermos quase exactos, há cerca de 6 meses chegavam a 1200 os novos militantes. Que foram devidamente admitidos na Rua dos Netos. 
Temos a certeza absoluta disso. Não vale a pena contrariar. 

É lógico pensar que, desde então, haverá novo pacote de presumíveis votantes anti-Albuquerque prestes a receber o cartão de militante. Porque é disso que se trata: meter gente no partido para votar contra Miguel Albuquerque.

Ora, se já existem 1200 potenciais votantes 'não Albuquerque', Miguel Albuquerque agora precisará de 1200 mais um cento para bater o eterno chefe.
As contas são lineares. 
Perante esta situação descaradamente favorável à situação vigente, alguém acha que Jardim vai dizer a Manuel António: pronto, meu caro, aí está a papinha toda feita, trate de...
Isso! 
Jardim há-de engonhar a questão, como já fez esta terça-feira, aliás, na sequência da entrevista de Miguel de Sousa ao 'i'. Começou logo por negar Manuel António, como Pedro fez antes de o galo cantar 3 vezes. 
Apoiar quem?, perguntou ele, para se repetir: O PSD não é uma monarquia.

Desculpem-nos o nosso Amigo Miguel de Sousa, o nosso Amigo João, o nosso desconfiado Amigo Manel. Mas velho Alberto continua por aí preparado para as curvas. Se não me levarem a mal, direi que, com 'Meio Chefe', os nossos Amigos vêm 'de carrinho'. 
E relembrar o que nos vilipendiaram estes referidos Amigos quando, há 20 anos, escrevíamos que eles, os delfins, teriam netos e Jardim mandaria ainda na tabanca!
Lembram-se? Não há delfins avós, hoje?

Não precisamos de pré-relatar os próximos episódios. Nem a ponta final do processo. Jardim a dizer aos 'sucessores', em 2014: Já viram? O das revistas de cabeleireiro não desiste. Depois, aqui o Manuel António obviamente que é o meu candidato. Mas o Miguel de Sousa foi o primeiro, em 1989, e é o que percebe mais disto. Mas o João, e com todas as razões do seu lado, entende que tem direito a subir a presidente. Se damos início a uma corrida entre vocês, o PSD parte-se o resto e lá vêm o Blandy e a maçonaria tomar conta disto. Portanto, vejo-me obrigado a fazer mais um sacrifício pela Madeira e candidatar-me para os últimos 4 anos...

Senhores. 'Printem' isto que fica aqui escrito e releiam em Dezembro de 2014.

Fica uma pergunta intrigante: como é que Miguel Albuquerque não se lembrou de também inscrever gente no PPD, potenciais militantes que lhe dêem o voto para o ano? Sim, possivelmente a máquina do partido chumbaria os nomes, a pretexto de serem 'comunas infiltrados'. Mas Miguel poderia utilizar essa 'perseguição' a seu favor, denunciando-a. 
As vitórias na política não caem do céu.

Jardim é quem mais sabe disto. Daí termos de reconhecer que o homem 'dá baile' na concorrência toda. É verdade que já 'gramamos' este regime desde 1926. Mas não podemos agredir a verdade. Falamos com sinceridade, não para cavar mais as divisões naquela gaiola das malucas. 
Acabamos como começámos: Jardim tem 1200 novos votos para o combate com Albuquerque, em Dezembro de 2014. E agora?
Agora, só se os novos militantes fizerem como os antigos, que é votarem na mudança chamada Miguel Albuquerque. Também não é impossível.



4 comentários:

Anónimo disse...

O Albuquerque tem também o problema de ter encaminhado militantes para o CDS, agora fica a chuchar no dedo.

Anónimo disse...

já conhecemos a estrategia , aliá basta recordar a listagem dos delfins :~
bazenga Marques
Miguel Sousa
Paulo Fontes
João C Silva
Miguel Albuquerque
Jaime F Ramos
etc
a estrategia é por uns á guerra com os outros e ir queimando todos para se perpetuar.

Anónimo disse...

O mais capaz é miguel sousa... desde a zona franca às empresas, desde a jsd aos contactos politicos nacionais , é o mais abrangente para uma governação... andou afastado...mas a polémica com jaime ramos ressuscitou-o e é-lhe favorável. jaime ramos é bluff e passado sem qualidade...miguel sousa tem de arranjar tropas. Cunha e silva para o Parlamento e Albuquerque para o turismo e cultura e o resto....compõe-se...A oposição é uma nulidade...e vingativa. Ajj que saia já , para não perder mais...

Anónimo disse...

Comentário lúcido e coerente com actual realidade sócio-política. O problema é que, sendo verdade que MS é o melhor apretechado em competências e experiência, não é menos verdade que dificilmente agrega apoio popular.