Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de julho de 2013


MORREU O SENHOR VASCO MELIM, GRANDE MARITIMISTA

O Sr. Vasco Melim, que foi tesoureiro do Marítimo na passagem dos regionais para os nacionais, em setentas, foi empreendedor no 'Engenho do Mel' até ontem. Aqui, um momento na Feira de Oportunidades da Avenida Arriaga, poucos meses atrás.



Morreu o Senhor Vasco Rates Melim, do Marítimo e do Engenho do Mel do Ribeiro Seco. O funeral é esta tarde em São Martinho e já temos saudades da sua competência, personalidade, cavalheirismo, ternura e amizade sólida.

Ainda há pouco, tivemos ocasião de escrever sobre esse antigo dirigente do Marítimo, aqui no 'Fénix': o proprietário da 'Fábrica Mel de Cana Ribeiro Seco', Vasco Melim, é o continuador de uma obra nascida em 1883 e depois dinamizada por Luís Vogado, com apogeu nas primeiras décadas do século passado.
O sr. Vasco Melim foi também tesoureiro do Marítimo nos heróicos tempos da passagem dos regionais aos nacionais. Então, porque não havia moda de subsídios oficiais, urgia reunir dinheiro para cobrir as despesas do clube e ainda para pagar viagens e estada às equipas adversárias e aos árbitros. Um vexame à Autonomia a que os sócios do Marítimo e figuras como Vasco Melim, José Miguel Mendonça e Adelino Heliodoro Rodrigues deram a resposta precisa.
Na vida profissional, Vasco Melim também vingou. A sua Fábrica, popularmente conhecida por 'Engenho do Mel do Ribeiro Seco', tem um historial que se confunde com a saga da cana-de-açúcar na Ilha da Madeira. 
Quantas histórias vivemos com o Senhor Melim! Costumávamos recordar essas deliciosas histórias sobre o período de engrandecimento do Marítimo no almoço mensal de antigos dirigentes e futebolistas do Marítimo, que a partir de agora registará um vazio doloroso para todos nós.
Enviamos sentidas condolências à Família do nosso eterno Amigo Senhor Vasco Melim.

Sem comentários: