Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de julho de 2013


PÔR AS COISAS NOS SEUS LUGARES

Uma cancela na bancada do governo!


Quando um dos Jaimes Ramos precisa de despachar qualquer assunto pessoal-empresarial com Ventura Garcês, é obrigado a levantar-se e ir à bancada do governo. Ora, manda a hierarquia madeira-novense que bastaria um sinal deles para Garcês levantar o rabinho da cadeira, atravessar o plenário e ir à bancada deles. 

Reparámos mais uma vez que as hierarquias na máquina pública regional andam às avessas.
Foi no debate do rectificativo.
Como se sabe, os Jaimes Ramos - Ernesto e Filipe - vivem assoberbados de afazeres profissionais. Daí faltar-lhes disponibilidade para andarem todos os dias nos corredores do governo onde têm negócios para resolver.
Muito natural que eles aproveitem a presença dos secretários no parlamento para despachar, de uma penada, alguns dos dossiers pendentes. Há coisas de execução rápida, que é só dizer ao secretário para fazer. 
...E aqui é que há reparo a fazer da nossa parte. Ventura Garcês, quando os dois deputados precisaram de falar com ele, ficou refastelado, bem sentadinho, e eles é que tiveram de se levantar da bancada laranja para se dirigirem à tribuna reservada aos governantes onde se encontrava o amigo secretário das Finanças. Foram lá um de cada vez. Parecia hora de despacho. 
Podem alegar: é mais fácil assim, porque Ventura Garcês teria de dar uma volta grande sempre que eles lhe fizessem sinal. Mas então apertem com Miguel Mendonça para que meta uma cancela ou o diabo a 4 na tribuna do governo, para que os secretários possam sair em passo de corrida sempre que convocados pela liderança parlamentar do PPD.
O espectáculo que vimos é uma quebra da hierarquia vigente, à moda madeira-novense. Ou alguém tem dúvidas de que Jaime Ramos está acima do governo?
Jaime já demitiu secretários regionais. Nenhum secretário regional conseguiu demitir Jaime.

Sem comentários: