Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de julho de 2013


Reuniões para o boneco
GOVERNO INCAPAZ DE SE LIVRAR DAS SADs 

A ideia de trocar acções pelo perdão de subsídios é 'gato por lebre' que os clubes não aceitam





O governo regional está a sair-se pessimamente das desesperadas reuniões com as SADs desportivas tendo em vista voltar a separar as águas. Como diz o povo, Jardim e seus conselheiros executivos arranjaram 'sarna para se coçar'... de que agora não se conseguem livrar.
O governo entrou em tempos, de peito cheio, no capital social de colectividades de que Marítimo, Madeira Andebol e CAB são alguns exemplos.
Com a chegada do tempo das 'vacas magras', os responsáveis públicos precisam dramaticamente de sair do problema. Daí as correntes reuniões com as administrações das SAD's, em separado. 
A proposta é clara e descarada: os clubes ficam com as acções do governo (porque ninguém pega nelas), por metade do preço, e, em contrapartida, perdoam parte substancial dos subsídios oficiais que estão em atraso - e muito atrasados.
Como se compreende à primeira, os clubes não vão na conversa. Não estão para ficar com acções que valem abaixo de zero e sem o dinheiro de que precisam desesperadamente.
É aqui que, pelo menos pelas queixas que chegam ao 'Fénix', os representantes do governo nas negociações exercem chantagem subreptícia sobre os aflitos dirigentes desportivos: 'Se não aceitam a nossa proposta, então preparem-se para amarelar em matéria de subsídios, porque no meio desta crise nunca se sabe quando é que...'
E há um prazo até Novembro para que os envolvidos reflictam bem.

O governo encomendou em tempos um estudo para se safar do processo desportivo onde nunca deveria ter entrado. O estudo, embora inconclusivo, deixou a ideia de que as acções das SAD's, além de ninguém lhes querer pegar, valem zero.

Focando o que interessa, governo e SAD's não se entendem nem um pouco sobre a escaldante matéria, mau grado o recurso dos homens de Jardim ao alto patrocínio do credenciado - e caríssimo - escritório lisboeta de advogados 'Rebelo de Sousa & Associados'.
A parte desportiva nem quer ouvir falar na espécie de acerto de contas proposto pelo governo. 
Os clubes não são obrigados a aceitar nada, muito menos esse negócio leonino que lhes querem impingir à força.

O drama decorrente da loucura do governo, que entrou activamente na área errada quando todos bradavam para que o não fizesse, vem mais uma vez cair em cima dos fornecedores. Os clubes com SAD não podem pagar dívidas aos seus credores com papéis de acções que nada valem. E é com o somatório de todas as situações como esta que a espiral recessiva ganha velocidade vertiginosa nesta terra.

Alerta clubes, alerta fornecedores! Com este governo troca-tintas, alguém vai ficara chuchar no dedo.


5 comentários:

Anónimo disse...

as acções da sad do maritimo valem zero?...o "campeão de áfrica", o "maior das ilhas"?...zero?...não posso crer!

Anónimo disse...

quando o governo meteu dinheiro (e muito dinheiro) na SAD do Maritimo em prejuízo dos outros clubes, ninguém falou!

Anónimo disse...

Já era de esperar... Andam a assinar contratos programa com um ano de atraso para não pagarem.
A conhecida boa fé do Governo Regional!

Luís Calisto disse...

Quem disse que as acções do Marítimo valem zero? Falou-se genericamente. Obviamente que as acções do Marítimo estão fora dessa generalização.

Anónimo disse...

as acções do maritimo estão fora da generalização? e qual é o valor das mesmas?...haja pachorra....