Powered By Blogger

terça-feira, 27 de agosto de 2013

VERÃO LOUCO


PATRÃO FORA DAS ANGÚSTIAS,
MÁ-LÍNGUA PARA DISTRAIR



Despacho das Angústias especial para 'Fénix' - Morre-se de tédio aqui no 'centro de dia' enquanto 'Meio Chefe' molha os pés nos sargaços do Porto Santo. As inaugurações de wc e de estrados de praia decorrem na pequena ilha e portanto estamos privados do principal trabalho da presidência do governo, que é insistir com cão e gato, o ano todo, para que inventem festarolas, visitas, encontros, entregas de diplomas, descerramento de lápides, aniversários de instituições - de modo a que o homem tenha programa todos os dias e o JM assuntos para encher as páginas com fotos de sua excelência.
Estamos poucos funcionários cá em cima (incluindo este agente infiltrado). Somos os estritamente necessários para deitar alpista e milho em grão às araras e latas de alimento à gata do Quebra Costas. 
Para preencher o tempo, 'bilhardamos'.
Uma das últimas é que, na esplanada do Golden, os observadores - também com pouco para fazer - repararam que uma mesa de reformados da Madeira Nova - ainda com menos para fazer - passa o tempo a controlar entradas e saídas do portão da Junta Geral. 
Um deles, em especial, deixou há pouco tempo a missão que desempenhava nas Angústias e agora faz questão de registar os movimentos dos secretários instalados na Junta, mas também os de Manuel António, que entra e sai por uma porta ao lado do café, no edifício Golden.
Diz o informador que chegou aqui com essa novidade que, provavelmente, esse reformado se ressente de já não ter, como outrora, funcionários para lhe levaram encomendas, em carro oficial, desde a portaria da Junta Geral às Angústias. Então, não tira os olhos dos governantes que ficaram.
Eu não quis comentar estas coisas, apenas ouvi. Mas quer-me parecer que o 'bilhardeiro' está a querer atingir o Dr. Luís Dantas. Não pelos ataques soezes da lengalenga, que me parecem infundados, mas por se estar a falar de alguém que saiu há pouco tempo da presidência. Não estou a ver outro caso.


Chegaram pneus Michelin para o Mercedes

O pessoal cá do centro de dia das Angústias viu levantar-se-lhe o moral com a última novidade relacionada com o carro do presidente. Depois da saga dos furos no pneu esquerdo dianteiro, naquela viatura ilegal, porque não tem sobressalente, recebemos recado para dar ao motorista: levar o Mercedes ao Parque da Cancela porque chegaram lá, ou devem estar a chegar, nada menos de 4 pneus Michelin destinados ao carrinho do nosso 'Meio Chefe'. 
Com centenas de automóveis oficiais naquele parque, cheios de pó, sem pneus dignos de ir à inspecção, por absoluta falta de dinheiro (já percebemos que ninguém fia uma lâmpada ao governo), desconheço como é que conseguiram fazer esta compra. Pois se há directores regionais e de serviços a adiantar do seu bolso dinheiro para consertos nos carros - se quiserem fazer o seu trabalho! E eu ponho os 'coisos' no picadeiro se cada pneu daqueles Michelin custar menos de 200 euros.
Já agora, que aproveitem um dos velhos para fazer de 'stephen'. Claro que a PSP, cujos comandantes se convertem ao madeira-novismo assim que almoçam na Nau Sem Rumo com o Machadinho, não multaria o popó de sua excelência. Os favorecimentos até parecem ter aumentado com a crise. Mas é sempre conveniente simular bom comportamento, para dar o exemplo aos patas rapadas. 
Ora, se estas coisas chegam aos ouvidos de um Coelho, de um Leonel ou de um cabecilha da USAM, temos povo e música ali à porta das Angústias, pela certa.
Poupem-me.

K-Arara

Nota do 'Fénix' - Depois de publicada a peça supra, K-Arara enviou-nos segundo despacho com uma informação de última hora: o governo conseguiu uma recauchutagem que fiasse um serviço e consertou 4 pneus para serem colocados no Mercedes presidencial - mais um para a stephen. Assim, os 4 Michelin novos que já estavam na Cancela foram devolvidos à procedência.
Continua, porém, o drama naquele parque de viaturas. Para terem carros a andar, os responsáveis tiram peças de outros que estejam 'encostados'. Um dia destes, foram arrancar as velas a uma carcaça para lá jogada, mas só 3 estavam boas e foi um sarilho para desenrascar uma quarta vela. 
E diz o chefe que Madeira só há uma, a nova e mais nenhuma...


Sem comentários: