Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

VERÃO


AINDA HÁ TERRORISTAS À SOLTA? 
IAM PRENDER TODOS O ANO PASSADO...

Monte, esta manhã.



O fogo aí está nas serras - esperemos que em 'visita de médico'.
As chamas lavram nas zonas altas, para trás de São Roque e do Monte.
Um comentador do 'Fénix' questiona:


"Para a festa [do Monte] estar como sua excelência gosta, foram lançados foguetes, com estas temperaturas perigosas, humidade baixa e vento moderado a forte de leste. Absolutamente impensável.

As consequências estão à vista. Desde as 2 da manhã, há fogos declarados na Corujeira, estando neste momento a estender-se para S. Roque. Também desde essa hora que os moradores ligaram para os bombeiros, mas estes só chegaram de manhã.
Importa saber o seguinte:
1 - O rebentamento de foguetes foi autorizado? Por quem?
2 - Por que é que o combate não se iniciou logo durante a noite?

3 - Com autorização ou sem ela, o lançamento de fogo nestas condições é ilegal. Vai o Ministério Público abrir procedimento ou não?  


Da nossa parte, caro Leitor, já estávamos descansados quanto às eventuais ameaças de incêndios. O ano passado, grande chefe decretou que os fogos que devastaram 'meia Madeira' eram obra de terroristas partidários e que todos seriam 'agarrados'. O então inspector Ricardo da PJ, para contentar sua excelência, confirmou esse terrorismo e garantiu que 'deitaria a luva' aos criminosos. Parece que apanhou um. Que teve de ser logo libertado. É verdade que usava isqueiro, mas, como ele, há dezenas de milhares. Não lhe chegava ter o vício de fumar, ainda o chamaram piromaníaco.

Claro que, passados os tempos de terror, com grande chefe a desviar as atenções da responsabilidade do governo (que não cumpre o dever de obrigar a limpar matas e terrenos particulares), passado que foi esse período, nunca mais se falou no assunto dos incêndios.
Receamos que venha a verificar-se um 'reacendimento' do tema. Nesse caso, a justificação oficial já é conhecida: os incendiários são elementos da oposição, incluindo certos bombeiros patas-rapadas, e quem fizer críticas ao governo durante os fogos está a aproveitar-se da desgraça alheia para fazer política.
Lindo, oh povo superior!
Estávamos descansados, mas já não estamos. Os piromaníacos estão cá fora. Deviam ir dentro, acompanhados por quem de direito.





2 comentários:

Anónimo disse...

permita-me uma retificação ao seu comentario.
o ano passado apanharam um alegado piromano , foi considerado inocente em tribunal, mas no mesmo local foram tecidas fortes criticas e estou em crer , apresentadas provas , de negligencia grave dos responsaveis pelo combate , com o jogo do empurra entre bombeiros e florestais .
porque é que até agora o ministerio publico não actuou?
não se compreende a " furia " diligente do inspector comparada com esta apatia.

Anónimo disse...

a situação é considerada critica ao ponto de segundo nos informaram o Presidente da Camara do Funchal e a Vereadora Rubina Leal que se encontravam de ferias até á proxima semana terem antecipado o regresso ao Funchal devendo cá chegar hoje.
estes dois politicos estão de saida, mas a sua atitude preocupada e responsavel contrasta com a de outros que julgam que são eternos e que se besuntam na cerveja e na areia.