Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de setembro de 2013


INCOMPETÊNCIA PLANTADA 

À ENTRADA DO FUNCHAL


Pela enésima vez vou gritar contra o estado miserável em que se encontra a rotunda à saída do porto do Funchal e a imagem degradante da Avenida Sá Carneiro.
Hoje tive o cuidado de fazer o percurso entre o molhe da Pontinha e o cais da cidade na companhia dum grupo de turistas alemães, passageiros do navio AIDAstella. Senti vergonha.
Mato seco, árvores mortas, nem uma só flor atraente, solo gretado pela secura. Foi isto que eu vi. Foi isto que os turistas viram e fotografaram à entrada do Funchal.
A maquilhagem realizada pela Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento pouco antes do Rali Vinho Madeira já desapareceu. Os jardins são espaços vivos, com seres vivos, que necessitam de água para se manterem vivos e saudáveis.
A Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento gastou o que tinha e o que não tinha em betão e esqueceu-se de criar um sistema de rega. Muitas das plantas, ali mal colocadas na aloucada pressa da inauguração, já morreram e outras agonizam com sede.
A imagem degradante desta área nobre do Funchal é a expressão do desleixo, da falta de amor por esta urbe que se notabilizou desde o século XVIII pelos seus jardins, pelas muitas e belíssimas flores.
Lutei, luto e continuarei a lutar pela qualidade dos espaços verdes do Funchal. Não me calo, não me calarei, enquanto a incompetência continuar plantada à entrada da cidade.  
   
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal













Nota - Bonito hall para receber os turistas dos paquetes. Parabéns, autoridades da Parvónia.


6 comentários:

Anónimo disse...

péssimo cartaz de visita para quem dá os primeiros passos na ilha,.... o mais certo é muitos darem meia volta e voltarem ao barco.

Anónimo disse...

não percebo como a câmara do Funchal tem jardins bonitos por varias zonas da cidade e deixa acontecer isso logo as portas da cidade (para quem vem dos cruzeiros), se os espaços são do Governo a câmara não tem que pedir licença e avança para a recuperação,...

Anónimo disse...

Vergonha das vergonhas para quem nos visita.
Tanto dinheiro esbanjado para nos deparar-mos com um cenário de abandono e irresponsabilidade.

Anónimo disse...

E o mau cheiro que existe na zona da retunda? Ninguém faz nada? A câmara disse que ia tomar conta daquela zona e .....nada!

Anónimo disse...

Não se esqueçam que os espaços já não são da CMF.

Anónimo disse...

Estāo muito ocupados com a estratégia das autarquicas,onde hoje tiraram o dia para entregar material de construção em São Vicente,para estragos de 2009, o mesmo sucedeu na Ponta do Sol para estragos de 2010..nas próximas eleições,no evento de nao terem que reconstruir a baixa do Funchal,porão essa zona nos trinques,para mais uma grande fanfarra de inauguração