Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Parlamento


LIDERANÇA DE JAIME EM RISCO

Suspense para a nova sessão legislativa

Segunda-feira pelas 10 da manhã começa uma reunião de deputados social-democratas que, segundo fontes do grupo parlamentar laranja, pode fazer história. Neste plano: se alguém aparecer com uma proposta para que a escolha do líder parlamentar seja feita por voto secreto e em urna fechada, como reagirá Jaime Ramos, que ocupa o cargo desde os tempos imemoriais em que substituiu Crisóstomo de Aguiar?  
Atalhando: recebemos uma informação deixando no ar a disposição de vários deputados no sentido de escolher outro líder de grupo parlamentar. Uma 'limpeza' que não chegaria às propostas para a Mesa da Assembleia, já que Miguel Mendonça não é, actualmente, alvo de grande contestação. Ao contrário de Jaime.
Segundo as nossa fontes, Jaime poderá ser confrontado com a proposta de que falamos. E só revelará medo e insegurança no seu posto de líder se recusar a votação secreta, em vez do habitual braço no ar.
Se quiser mostrar confiança na sua popularidade, terá de ceder. Então, o resultado é imprevisível. O conflito do líder parlamentar com Miguel de Sousa, que dividiu os deputados, está longe do epílogo. 
Há outro pormenor a reter: da reunião da comissão política desta quarta-feira não saíram nomes, como de costume nesta altura antes de nova sessão legislativa, a serem indicados para a Mesa da Assembleia e para o grupo parlamentar. O que pode significar abertura para decisão livre dos deputados.
Sabemos que a Quinta Vigia recebeu sugestões para propiciar a substituição de Jaime, mas também de vices do grupo cuja presença deixou de se justificar - por já terem deixado os quadros da JSD. Jardim não tem um puxão de orelhas para Jaime por causa da campanha eleitoral?
Outro deputado PSD, mais pragmático, prevê a reexibição de um filme conhecido: segunda-feira, Jaime Ramos, dando a perceber que houve entendimento prévio com Jardim, confidencia aos colegas que o normal é continuar a mesma equipa na liderança e que, se não houver alguém interessado em constituir direcção diferente, que se vire o disco para tocar o mesmo. 
Alguém se atreverá a propor voto secreto?
Que desta vez seja o Leitor a arriscar palpite.
Até segunda.

Nota do 'Fénix' - O texto acima estaria todo muito certinho não fora a gaffe respeitante à Mesa da Assembleia Legislativa: não há vez a indicar nomes agora para aqueles lugares da Mesa, uma vez que houve eleição em Outubro de 2011... com mandato para 4 anos. O caso do grupo parlamentar PSD é diferente, há nova escolha segunda-feira, como dizemos. 
Resta agradecer esta importante correcção ao nosso amigo LFM, a maior autoridade que conhecemos nestas matérias, e não apenas. 

2 comentários:

Anónimo disse...

MEIO CHEFE tem medo de Jaime Ramos e não toma nenhuma decisão, estão todos com o rabo preso na teia montada pelo jardinismo nestes trinta e tal anos de ditadura.

Luís Calisto disse...

Bom, mas um dia há sempre um dia!