Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Rádio


BAIXA NA RDP: EGÍDIO CARREIRA SAI



O conhecido jornalista da Antena 1 Egídio Carreira abandona os quadros da Redacção da rádio pública. Segundo nos informam, Egídio irá radicar-se no estrangeiro.
Nos últimos tempos, o jornalista impôs a sua marca nas manhãs informativas da RDP, mantendo com dinâmica muito apreciável um espaço de audição imprescindível para se perceber as circunstâncias em que a Região arrancava para cada novo dia.
Egídio Carreira tornou-se conhecido também pela sua coerente e corajosa participação no 'Dossier de Imprensa' da RTP-Madeira, programa infelizmente ignorado pelos responsáveis da Levada do Cavalo na grelha de Outono. Egídio impôs-se como voz incómoda perante os poderes regionais autoritários e arrogantes, a ponto de, em vingança por causa dessa prestação televisiva, serem formuladas publicamente ameaças à própria existência da RDP-Madeira, de onde o jornalista acaba por sair agora.
Desconhecemos se as razões desta mudança radical na vida de Egídio Carreira residem numa opção pessoal ou emergem do singular ambiente em que lidam os órgãos de comunicação social da Madeira. Do que não há dúvidas é que estamos a falar de uma baixa muito importante e de consequências inevitáveis não só na casa onde o jornalista exerceu brilhante e condignamente a sua profissão, distante de interesses e de peito aberto aos perigos, mas também no próprio jornalismo feito entre nós. 
Desejamos os maiores sucessos a este nosso colega cujo empenhamento nos campos do jornalismo e da participação cívica recordaremos eternamente. Egídio é um dos muitos jornalistas madeirenses que, por isto ou por aquilo, se têm afastado da profissão nos últimos tempos, mas que podem voltar um dia, de cara bem levantada.

9 comentários:

Anónimo disse...

Sobre este seu amigo, o melhor e o pior.
MELHOR - objetividade, rigor e consistência dos comentários no programa da RTP. Estudava os temas e merecia o dinheiro que recebia.
PIOR - individualismo. Uma palmadinha nas costas foi a expressão máxima de solidariedade que conseguiu protagonizar em toda a sua vida, pessoal e profissional.

Anónimo disse...

O Sr. Egídio Carreira era um exímio comentador do programa, mas primava muito por um ego exacerbado, sendo pouco correcto com os seus companheiros de painel, roçando por vezes a indelicadeza. Depois de tanto frete feito ao governo de Passos Coelho/Paulo Portas, espero que a RTP tenha sido generosa na hora da despedida.

Anónimo disse...

O senhor Egídio Carreira pode ter alguns defeitos (o principal está no comentário das 21:47) mas no programa Dossier de Imprensa era sem dúvida o melhor comentador. A consistência dos seus comentários contrastava com a vacuidade e o baixo nível de um determinado comentador (quem via o programa sabe perfeitamente de quem se trata).

Anónimo disse...

O comentário do sr. das 08:18 revela que ser delicado é seguir a opinião da maioria. Em relação à situação do país e dossiers económicos o Egídio Carreira era o único que falava do que sabia, os outros eram meros repetidores da ignorância popular.

Ao Egídio Carreira desejo muita "sorte"!
Infelizmente os melhores vão saindo!

amsf

Anónimo disse...

O Egídio não era o mais simpático, não era o mais compreensivo. Todavia, sabia o que fazia, o que lia e era bastante acima da média. A par de outros jornalistas, como o Emanuel Silva do DN (agora no SOL), eram, no meu entender, uns "craques". Ambos saíram dos suas entidades empregadoras, por mútuo acordo. O Jornalismo regional fica muito mais pobre...

Anónimo disse...

Uma perda irreparável para o CDS!!

Anónimo disse...

Geht und wird nicht wiederkommen.

Luís Calisto disse...

Já se fala alemão aqui, mesmo antes de Egídio partir...
Bom, da nossa parte, queremos que o nosso colega volte.

Anónimo disse...

Para o anonimo das 10:26
Sera que falas da Raquel?

Sim porque essa vinha com o discurso aprovado pelo diário de dizer mal do ppd

quanto ao Mario Gouveia uns tem raiva dele porque este nunca foi a bola com bloco

o Egídio era Bipolar uns dias dizia mal de tudo outros dizia bem de tudo .....mais é uma perda para o jornalismo da Madeira