Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

GOVERNO


JARDIM ARRASA SECRETÁRIO JAIME
POR CAUSA DO 'CONGRESSO DO DESPORTO'














O secretário da Educação apresentou o acontecimento com pompa, ontem. Hoje, o presidente mandou adiar tudo. Um vexame público com razão de ser: na Educação queriam fazer um congresso desportivo sem um painel dedicado ao deporto profissional, que tem o peso que tem na Região. 

Julgamos que a responsabilidade cabe a João Santos, que lidera a Direcção Regional organizadora do 'Congresso do Desporto'. Mas o 'número um' da tutela é o secretário da Educação. Por isso, foi Jaime Freitas a ouvir a desautorização em plena reunião de governo, esta tarde nas Angústias.
Onde está um painel onde discutir soluções para o desporto profissional? - admirou-se o presidente do governo. Com lógica. São os clubes e as Sad's profissionais a ocupar a vanguarda do desporto madeirense, pelo seu impacto entre nós e ao nível de País - e até no plano internacional, por vezes.
Ora, um congresso a ignorar essa decisiva área, ou a tratá-la de forma lateral em outros temas, não deixaria de ser estranho.
Resultado: congresso apresentado à comunicação num dia, ordem de adiamento 24 horas depois.
Um embaraço para o secretário Jaime Freitas do tamanho de 20 campos de futebol.

Quarta-feira, director regional e secretário sentaram-se à mesa da conferência de imprensa, num cenário de cartazes alusivos aos sponsors, tendo cada um deles cantado loas à organização em apreço, então prevista para 22 e 23 deste mês. Mas o que disseram, com repercussão na comunicação social, desagradou ao presidente do governo. Com a particularidade que é a falta de atenção ao desporto profissional.
Claro que qualquer situação desportiva pode ser abrangida pelos temas centrais a debater, suficientemente vagos para o permitirem - "Política desportiva" e "O desporto e as pessoas". Insuficiente.
Os painéis sectoriais que os governantes anunciaram, longe de adivinharem a desautorização que lhes estava reservada, tratariam de "associativismo", "experiências autonómicas", "conversas sobre desporto", "desporto como veículo de promoção da Madeira", "desporto escolar" e outros aspectos da realidade desportiva regional.
Jardim achou tudo deficiente. De tal modo que não se absteve de humilhar o seu secretário da Educação com esse adiamento do acontecimento que Jaime anunciara publicamente na véspera.

Remodelação

Não fora respeitarmos aquilo que o presidente diz sobre remodelações em governos, desconfiaríamos que o homem anda inclinado a mexer no elenco de secretários. Daí a frieza com que tratou esta quinta-feira o secretário da Educação.
Mas os zunzuns mais insistentes apontam para o secretário das Finanças. Dizem que Ventura Garcês está por um fio e até por vontade própria.
Dizem cavalheiros bem cotados no Laranjal que no grupo parlamentar do PSD pode entrar algum suplente, porque o chefe pensa ir lá buscar algum deputado... para governante.
É o que se diz. Não acreditamos. O chefe sempre disse que jamais faria remodelações. E nós confiamos na palavra do chefe - nem poderia ser de outra maneira.  

5 comentários:

Anónimo disse...

As entidades oficiais envolvidas deviam ao menos ter algum respeito pelas várias pessoas que se disponibilizaram para ajudara a dar corpo a este congresso, para o qual foram convidadas e não auto-propostas. Que falta de nível institucional! Na verdade, o desporto que preconizam não é desporto. Tem outro nome. Chama-se futebol profissional.

Anónimo disse...

Deviam pagar aos clubes e associações!! Um ano e meio de atraso, como é possível? E na noticia do não-pasquim JM que apontava as causas para o enorme cartão vermelho ao PSD nas autárquicas, estava lá mencionado os atrasos nos apoios ao desporto, que gera grande apreensão nos atletas, pais, técnicos, dirigentes, funcionários e até muito desemprego.

Secretário Jaime Freitas esse Congresso é melhor ser adiado ad eternum!

Anónimo disse...

Miguel de Sousa para o lugar de Ventura Garcês? Quem teve essa ideia, há cerca de ano, ano e meio, foi o.... Jaime Ramos (como as coisas mudam) pois não havia maneira de vir a massa do PAEF para pagar aos construtores civis (não é que Jaime o seja, nada disso!!)e como o Sousa conhece uns tipos na metrópole talvez conseguisses uns dinheiros. E Para diretor regional dos Assuntos Fiscais? sai o Machado para entrar o Mijinhas?

jacinto gouveia disse...

Só vejo um deputado na Assembleia com capacidades para assumir esse cargo e é nem mais nem menos que o deputado de Alberto João , o tal que fala nos cangalheiros do partido .

Anónimo disse...

seria vergonhoso fazer um congresso de "paleio" que é o que querem os senhores jaime freitas e joão santos...tudo emperram no desporto madeirense...tanto um como outro gozam com as pessoas que se dedicam ao desporto e fazem zero...são uns empecilhos que só querem paleio barato!